.

Lançamento do Livro “Histórias Curiosas de São Carlos”

PRÓ-MEMÓRIA E ESTÚDIO LUCIDI LANÇAM O LIVRO “HISTÓRIAS CURIOSAS DE SÃO CARLOS”

 

No próximo dia 15 de dezembro acontecerá o lançamento do livro “Histórias Curiosas de São Carlos”, fruto da parceria entre Fundação Pró-Memória e Estúdio Lucidi.

O projeto “Histórias Curiosas de São Carlos” nasceu da proposta em destacar as pequenas histórias e causos contados principalmente pelos mais velhos, quando rememoram seus passados ou fazem suas rodas de conversa. Tais histórias trazem modos de viver, pensar e interpretar o cotidiano e o desconhecido de forma peculiar e que, muitas vezes, são estranhos ao que hoje compreendemos e vivemos como “normal”.

Os casos e causos relatados pelos mais velhos – ou rememorados pelos mais jovens – não apenas têm a função de integrar quem os ouve, mas marca memórias e tradições da região em que vivem. A transmissão desses conhecimentos e experiências aos ouvintes oferecem percepções distintas sobre a construção desse lugar em que estão todos inseridos social e espacialmente.

O projeto foi realizado pela Pró-Memória em parceria com o Estúdio Lucidi, escola de desenho que, por meio de uma iniciativa de seu proprietário Filipe Lucidi, já havia desenvolvido histórias em quadrinhos sobre o que ouviu, enquanto criança, dos moradores do bairro do Monjolinho (atual Vila Celina). A parceria amadureceu e ampliou o escopo das narrativas, dando origem ao livro “Histórias Curiosas de São Carlos”. Nessa obra, misturam-se relatos, quadrinhos e ilustrações que dão cores e formas aos causos, personagens e historietas contados pelos entrevistados de diferentes regiões da cidade.

 

HISTÓRIAS CURIOSAS DE SÃO CARLOS

Dia: 15 de dezembro de 2016

Horário: 18h30

Local: Estúdio Lucidi (Rua Major Manoel Antônio de Mattos, 1231, Jd. Ricetti, São Carlos/SP)

 

Topo