.

Entrega das Obras de Acessibilidade

PRÓ-MEMÓRIA E IPHAN ENTREGAM AS OBRAS DE ACESSIBILIDADE NO PRÉDIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

 

No último dia 20 de dezembro, a Pró-Memória e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional entregaram as obras de acessibilidade realizadas no prédio da estação ferroviária de São Carlos através de Convênio assinado em 2013. Estiveram presentes a solenidade as representantes do IPHAN-SP, Carolina Pádua e Andressa Cyrillo, o Prefeito Paulo Altomani, a Primeira-Dama Alice Altomani e demais representantes do poder público local.

O projeto previu diferentes obras de adequação de áreas de guarda do Arquivo Público e Histórico (APH-FPMSC), a criação de salas de ação educativa e oficinas e adaptações do prédio aos portadores de necessidades especiais. Foram implementadas as seguintes obras:

 

- reforma da garagem e instalação da oficina de marcenaria

- reforma dos sanitários da plataforma da estação e criação de um banheiro acessível

- reforma de áreas de guarda do APH-FPMSC para a criação de salas de ação educativa

- instalação de estantes deslizantes em áreas de guarda do APH-FPMSC

- construção de rampa de acesso com cobertura à plataforma da estação

- reforma e adequação de calçada da estação para acessibilidade

- instalação de piso acessível na área do Jardim da Estação

 

Em 2017, ainda estão previstas as instalações de piso tátil na plataforma da estação e de um mapa tátil, atendendo necessidades dos visitantes com deficiência visual.

Segundo a direção da Pró-Memória, "todas as ações envolvidas nesse projeto qualificaram o espaço físico da estação, permitindo o aumento da frequência de público e a revitalização das áreas de entorno. A estação ferroviária de São Carlos, que já era um espaço de interesse da população local e dos visitantes, passa a um novo estágio... um centro cultural acessível e aberto a diferentes público".

 

 

Topo