Vem aí a 12ª Primavera dos Museus

De 17 a 23 de setembro acontecerá a 12ª Primavera dos Museus. O tema desta edição é “Celebrando a Educação em Museus”, baseado no Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho. Segundo o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), “...a publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal”.

Durante o evento, todos os museus do país são convidados a oferecer atividades ao público visitante dentro da temática proposta. Em São Carlos, o Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” e o Museu de São Carlos oferecerão atividades especiais para os visitantes e interessados.

MUSEU DE SÃO CARLOS

Oficina de Quadrinhos e Cinema: técnicas básicas de produção de HQ utilizando roteiros para cinema na elaboração de fanzines, revistas e publicações online.

De 17 a 19 de setembro, das 14h às 15h30

Oficina de Peteca: relacionada à exposição "Somos Esporte" do Museu de São Carlos, abordando a prática esportiva da peteca. Esta prática visa o aprendizado da história desse esporte.

Dias 18 e 19 de setembro, das 10h às 11h

Caça Imagem: prática relacionada à exposição do Museu de São Carlos “Somos Esporte": São Carlos e a história das práticas do corpo”. Reconstruindo, de forma lúdica, a memória de atletas consagrados

Dia 20 de setembro, das 10h30 às 12h30

Dia 21 de setembro, das 10h às 11h

Caça Imagem:

Dias 22 e 23 de setembro, das 10h às 12h

MUSEU DE PEDRA TINHO LEOPOLDINO

De 20 a 22 de setembro de 2018, das 9h30 às 11h

Para mais informações, contatar o Museu de São Carlos pelo telefone 3373-2700 ramal 305.

Sobre a Primavera dos Museus

Segundo o IBRAM, órgão do governo federal responsável pela sua realização, a Primavera dos Museus é uma temporada cultural que acontece todo ano, com um tema diferente para nortear as atividades dos museus. O objetivo do evento é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e Intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Desde sua primeira edição, o evento tem tido uma crescente participação de museus de todo o país e de atividades oferecidas aos visitantes. A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2017, sua 11ª edição contou com a participação de 932 museus e 2.537 atividades.