FPMSC faz Lançamento de Livro Sobre os Negros em São Carlos

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, a Fundação Pró-Memória fará o lançamento do livro "Da senzala para onde? Negros e negras no pós-abolição em São Carlos - SP (1880-1910), de Joana D’Arc de Oliveira.

O livro analisa a participação de homens e mulheres negros no processo de desmonte da escravidão e de conquista da liberdade antes da Abolição e no pós-abolição no município de São Carlos - SP. Através da documentação primária, de recursos da história oral e da análise do território urbano de ocupação negra, são apontados aspectos culturais, sociais e simbólicos, que permitem conhecer as lutas, conquistas e trajetórias de vida desses sujeitos.

A autora, Joana D’Arc de Oliveira, é cientista social e doutora em História da Arquitetura pela USP - São Carlos, Atualmente desenvolve pós-doutorado no IAU-USP com o projeto “Negras na cidade: trajetórias, moradias e cotidianos no pós-abolição em São Carlos - SP (1910-1950)”. É professora colaboradora no IAU-USP na disciplina de Pós-graduação "Produção Arquitetônica Paulista do Século XIX até Meados do Século XX" e leciona nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil nas Faculdades Integradas Einstein - Limeira.

O lançamento do livro acontece no dia 30 de novembro, às 18h, na Fundação Pró-Memória de São Carlos (estação ferroviária).

Mais informações pelo telefone (16) 3373-2700.