.

12º São Carlos Matsuri

12º SÃO CARLOS MATSURI

Tradicional festival japonês da cidade, o São Carlos Matsuri acontece nos próximos dias 18 e 19 de maio, na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado), das 12h às 22h e das 12h às 20h respectivamente. A entrada é franca.

Está será a 12ª edição e traz arte, cultura e a gastronomia japonesa para São Carlos. Durante os dois dias do evento, o público pode participar de oficinas de desenho, adquirir produtos orientais junto aos expositores, saborear pratos típicos na área de alimentação e conferir apresentações de artes marciais, dança, taikô, cosplay e karaokê.

Neste ano a organização trará atrações externas, entre elas a Associação Agro, Cultural e Esportiva de Guatapará, muito ligada aos grupos de São Carlos. O evento contará também com a participação do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de São Paulo. Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o Eisa como referência em suas coreografias. O trabalho desenvolvido pelo grupo mescla músicas tradicionais e ritmos contemporâneos. Atualmente, a matriz do grupo em Okinawa é reconhecida pelo governo devido ao trabalho de cunho social que desenvolve com seus jovens. Além do Japão e Brasil, o grupo possui filiais em diversos outros países: Argentina, Peru, Bolívia, México e Estados Unidos.

A filial brasileira, fundada pelo sensei Naohide Urasaki (In memoriam), em 1998, também exerce o papel de sua matriz. Atualmente, o Brasil conta com mais de 600 membros, distribuídos em 10 filiais: Vila Carrão, Liberdade, Casa Verde, Ipiranga, Guarulhos e Campinas, no Estado de São Paulo; e quatro filiais em outros Estados — Campo Grande/MS, Brasília/DF, Curitiba/PR e Londrina/PR.

 

 

Topo