"Um Lar em Novas Terras" no Paço Municipal

EXPOSIÇÃO "UM LAR EM NOVAS TERRAS" NO PAÇO MUNICIPAL SESQUICENTENÁRIO

Desde o início de sua história São Carlos tem recebido migrantes de várias regiões do Brasil e mesmo do mundo. Seu destaque durante o período cafeeiro e, posteriormente, com a implantação industrial e de grandes universidades fez da cidade um polo atrativo para pessoas, grupos e famílias que procuravam uma vida melhor ou novas oportunidades.

A partir dessa constatação, esta exposição – desenvolvida pela Divisão de Pesquisa e Divulgação da FPMSC – apresenta aspectos teóricos sobre o fenômeno migratório e dados sobre a região a partir da década de 1950, quando a industrialização e desenvolvimento econômico da região Sudeste acelerou a migração para o Estado de São Paulo. Este levantamento é entremeado com as experiências de migrantes radicados em São Carlos durante o período da pesquisa, humanizando os áridos índices populacionais que escondem as experiências pessoais envolvidas na migração e seus impactos na decisão de ficar ou partir da cidade receptora.

DE 2 DE JULHO A 27 DE AGOSTO DE 2019

LOCAL: PAÇO MUNICIPAL SESQUICENTENÁRIO

DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 9H ÀS 17H.

ENTRADA FRANCA