Museu de São Carlos

O Museu de São Carlos está novamente em funcionamento, trazendo uma nova exposição: "Laborar: Trabalho e Ofícios em São Carlos". A mostra oferece uma visão abrangente do panorama laboral na cidade, exibindo uma variada coleção de objetos que destacam os ofícios locais, empresas e trabalhadores que desempenharam papéis significativos para o município. A exposição destaca ainda as narrativas e contribuições dos diversos trabalhos e ofícios que foram fundamentais na formação da identidade de São Carlos ao longo do tempo. Além disso, proporciona a todos a oportunidade de explorar e apreciar a diversidade do acervo do museu.

Localizado na Praça Antonio Prado, s/n, centro, na cidade de São Carlos – SP, o Museu de São Carlos é uma instituição municipal de caráter histórico, sob a administração da Fundação Pró-Memória de São Carlos desde 2012. Seu acervo é composto por cerca de 7 mil itens que abrangem diversas categorias, tais como objetos de comunicação, caça e guerra, artes visuais, construção, trabalho, interiores, medição e registro, objetos pecuniários, cerimoniais, etnográficos, insígnias, objetos pessoais, transporte, entre outros. Todo o acervo foi formado a partir de doações feitas pela população são-carlense, destacando o envolvimento e contribuição da comunidade na preservação da história local.

O Museu está localizado no prédio da antiga estação ferroviária da cidade, uma construção histórica datada de 1884, representando um significativo patrimônio arquitetônico do século XIX em São Carlos. Este edifício é considerado uma das edificações mais importantes e preservadas no município.

Os espaços dedicados ao museu, incluindo a reserva técnica e salas de exposição, estão estrategicamente organizados no piso térreo do prédio. Os visitantes têm a oportunidade de explorar as salas de exposição e, ao mesmo tempo, apreciar a grandiosidade desse conjunto arquitetônico. O local se destaca não apenas por sua beleza histórica, mas também por desempenhar um papel essencial na promoção de atividades culturais e na gestão das ações municipais relacionadas à cultura e ao patrimônio local. O museu, assim, se torna um elo entre o passado e o presente, preservando a rica herança cultural da cidade.

O Museu de São Carlos recebe visitações diariamente de munícipes, turistas e estudantes da rede pública e universidades interessados em explorar a história da região. Para informações adicionais, agendamento de visitas mediadas ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelos seguintes meios:

Confira os horários de funcionamento do museu:

Quarta a sexta: das 10 às 12h e das 14h Às 17h.

Sábados: 10h às 16h.

Legislação:

- Lei de criação n.º16284 de 25 de Julho de 2012

- Plano Museológico 2013 – 2018

- Regulamento do Museu de São Carlos – Ato de secretaria de 4 de Março de 2016

- Nomeação da Comissão de Política de Acervo (2016 – 2018) – portaria 019 de 17 de Outubro de 2016

- Política de Acervo