Fundação Pró-Memória de São Carlos

Fundação Pró-Memória de São Carlos

Museu de Pedra "Tinho Leopoldino".

Localizado no Distrito de Santa Eudóxia, O Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” foi criado em 2008 e recebeu este nome em homenagem a Ayrton Salvador Leopoldino Júnior, agropecuarista que passou grande parte de sua infância no distrito de Santa Eudóxia.

Sua construção foi realizada pelo artesão Nilson, [Dito Pedra], de Paranapanema, famoso por seus trabalhos em pedra-ferro. As paredes internas, o madeiramento e a cobertura originais foram feitos pelo pedreiro Severino Leandro, o Biu.

A pedra-ferro utilizada na sua construção veio da Fazenda Figueira-Branca, doada pela Família Ribeiro. Os tijolos das paredes internas e o piso, este último substituído na última reforma, são provenientes da fazenda Paraguai, doados pela Família Hildebrand. A cobertura, as portas e as janelas de madeira foram doação da família Leopoldino, proprietária da indústria Bandeirantes de móveis.

Todas as peças que compõem o acervo do museu foram doadas pelas famílias de Santa Eudóxia e documentam os ofícios tradicionais desenvolvidos ao longo da história do local, ligados ao ciclo do café e ao trabalho rural; momentos de lazer da comunidade, como o futebol, e ao cotidiano do distrito.

Em 2013 a Fundação Pró-Memória empreendeu uma reforma nas instalações do Museu e inaugurou uma nova exposição de longa duração que retrata a história do distrito desde a sua fundação em meados do séc. XIX, até o seu desenvolvimento ocasionado, principalmente, pela cafeicultura, imigração e ferrovia, a exposição “Santa Eudóxia entre o rural e o moderno".

O Museu funciona de Quarta à Sexta das 9h às 15h e aos Sábados das 9h às 16h.

Esperamos por vocês!

 

Legislação:

- Lei de criação n.º14537 de 26 de Junho de 2008

- Plano Museológico 2015 – 2020

Topo