.

Prospecção

RESTAURADOR FAZ PROSPECÇÃO DA FACHADA EXTERNA DO PRÉDIO DA ESTAÇÃO


Na última semana, o restaurador Salvador de Cápua realizou uma janela de prospecção na fachada externa do prédio da estação ferroviária de São Carlos. O trabalho foi realizado visando o registro das camadas anteriores de pintura e de algumas das características das configurações originais do prédio.

Inaugurado em 1884, o prédio da estação ferroviária era, originalmente, coberta por tijolos a vista, recurso comum nos prédios industriais e ferroviários do século XIX. A partir do início do século XX, a Companhia Paulista de estradas de ferro iniciou a reforma, reconstrução e ampliação de muitas das estações sob seu gerenciamento. Em São Carlos, o prédio foi recoberto por uma camada de reboco reforçado com pedaços de tijolos e outra camada de reboco que trouxe características decorativas e construtivas do ecletismo, estilo arquitetônico em ascensão naquele momento, e que ainda estão presentes em sua fachada.

Essas informações foram levantadas através de pesquisas históricas sobre o prédio e consolidadas pela prospecção realizada por Cápua. O trabalho do restaurador ainda permitiu a recuperação de cinco camadas de tinta que foram utilizadas no prédio da estação.

O prédio da estação ainda possui algumas janelas de prospecção na parte interna do prédio, permitindo visualizar algumas de suas cores antigas e decorações pictóricas existentes em outros momentos da história do prédio.

Janela de prospecção

A janela de prospecção é um espaço de observação das condições anteriores de um prédio, possibilitando vislumbrar características históricas da obra. A prospecção é feita a partir da seleção de um trecho da parede, normalmente em formato retangular, onde é realizada uma cuidadosa extração das camadas que a formam, expondo as características e condições das camadas de pintura mais antigas e permitindo a visualização de suas configurações originais ou anteriores à pintura mais recentemente.

Topo