FundaÁ„o Prů-Memůria de S„o Carlos

Estação da Língua Portuguesa em São Carlos

O Museu da Língua Portuguesa exporá entre os dias 14 de agosto e 8 de setembro, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, a Exposição Itinerante Estação da Língua Portuguesa.

A exposi√ß√£o traz uma viagem pela hist√≥ria da l√≠ngua portuguesa e suas (re)cria√ß√Ķes nos quatro cantos do mundo.


A Estação da Língua Portuguesa abrirá de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. Agendamento de grupos e escolas devem ser feitos através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3419-8997.


A realização da Exposição é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, da Arquiprom, proponente e produtora do projeto, com o apoio da Prefeitura de São Carlos.

 

 

 

FPMSC Participa da IV Feira de Genealogia

A Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria de S√£o Carlos estar√° no evento apresentando o trabalho desenvolvido pelo Arquivo P√ļblico e Hist√≥rico, as pesquisas aqui realizadas e a disponibiliza√ß√£o de documentos diversos.

A IV Feira de Genealogia √© um evento organizado pela Family Search, maior acervo de registros geneal√≥gicos do mundo e iniciado em 1894 pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos √öltimos Dias. O Family Search tem seu acervo, hoje digitalizado, com informa√ß√Ķes de livros de cart√≥rios e cemit√©rios, fichas de imigrantes, certid√Ķes emitidas por igrejas cat√≥licas e diversos outros documentos utilizados na constru√ß√£o de √°rvores geneal√≥gicas e busca por cidadania.

A Feira acontecerá no dia 18 de agosto, das 16h às 19h, na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a Rua Dr. Teixeira de Barros, 1428 (Rua Larga), na Vila Prado. O evento é gratuito.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Livro Fogo e Vapor...

A Secretaria Municipal de Comunicação divulgou uma matéria sobre o livro "Fogo e valor: aspectos da história de São Carlos a partir da ferrovia", produzido e publicado pela Fundação Pró-Memória no final de 2017.

O livro foi produzido a partir do relatório de tombamento da Estação ferroviária de São Carlos, declarado em 2016, e de novas pesquisas e levantamentos fotográficos históricos e atuais.


Os interessados podem adquirir o livro "Fogo e vapor" na lojinha do Museu de São Carlos, localizado na plataforma da Estação Ferroviária.

 

Veja a matéria AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

Encontro de Ferreomodelismo Neste Final de Semana

O 11¬ļ encontro de ferreomodelismo de S√£o Carlos ser√° realizado na esta√ß√£o ferrovi√°ria de S√£o Carlos (Pra√ßa Antonio Prado, s/n - Centro) nos dias 4 e 5 de agosto, das 10 √†s 18h. A entrada √© gratuita.


Além da tradicional exposição de maquetes, lojistas especializados estarão presentes no Encontro.

O 11¬ļ Encontro de Ferreomdelismo de S√£o Carlos √© promovido pela Prefeitura de S√£o Carlos atrav√©s da Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria e com o apoio da Associa√ß√£o S√£o Carlos de Ferreomodelismo (ASCFer)

 

 

 

Museu de S√£o Carlos no 10¬ļ Encontro Paulista de Museus

O Museu de São Carlos foi um dos selecionados e fez uma apresentação ao vivo, no dia 19 de julho, no Encontro Paulista de Museus (EPM), organizado pelo SISEM-SP e conhecido por ser o maior evento no setor museal paulista.

A historiadora Vanessa Dias, do Museu de S√£o Carlos, apresentou os processos de constru√ß√£o da exposi√ß√£o colaborativa ‚ÄúSomos Esporte: S√£o Carlos e a hist√≥ria das pr√°ticas do corpo‚ÄĚ.

O evento ocorreu de 18/07 a 20/07 no Memorial da Am√©rica Latina, em S√£o Paulo, e contou com apresenta√ß√Ķes, pain√©is digitais, palestras, troca de experi√™ncias e debates entre profissionais de museus, gestores p√ļblicos de cultura e estudantes de todas as regi√Ķes do Estado de S√£o Paulo e do Brasil.

A atual exposi√ß√£o do museu retrata a hist√≥ria do esporte na cidade. A exposi√ß√£o ‚ÄúSomos Esporte: S√£o Carlos e a hist√≥ria das pr√°ticas do corpo‚ÄĚ foi constru√≠da a partir da colabora√ß√£o da comunidade e dos funcion√°rios da Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria de S√£o Carlos diante de tr√™s perspectivas: hist√≥ria oral, uma das bases da pesquisa hist√≥rica; a sele√ß√£o de atletas e ex-atletas para serem entrevistados e elei√ß√£o do t√≠tulo da exposi√ß√£o.

 

 

 

 

11¬ļ Encontro de Ferreomodelismo de S√£o Carlos

O 11¬ļ ENCONTRO DE FERREOMODELISMO DE S√ÉO CARLOS VEM A√ć!


Nos dias 4 e 5 de agosto, a partir das 10h, acontece o 11¬ļ Encontro de Ferreomodelismo de S√£o Carlos na esta√ß√£o ferrovi√°ria da cidade. A entrada √© franca.

O evento já é tradicional e traz exposição de maquetes, tendas com produtos relacionados ao ferreomodelismo e área de alimentação.

O Encontro de Ferreomodelismo é um evento realizado pela Prefeitura de São Carlos, através da Fundação Pró-Memória, com o apoio da ASCFer - Associação São-Carlense de Ferreomodelismo.

 

 

 

 



Exposição Prorrogada

Prorrogada a exposi√ß√£o ‚ÄúAs origens da organiza√ß√£o da administra√ß√£o de S√£o Carlos ‚Äď SP (1865-1947)‚ÄĚ


A exposi√ß√£o estar√° dispon√≠vel at√© 13 de julho, de ter√ßa a sexta-feira das 09h00 √†s 12h30 e das 13h30 √†s 17h00, na sala de a√ß√Ķes educativas do Museu de S√£o Carlos (esta√ß√£o ferrovi√°ria).

A exposi√ß√£o ‚ÄúAs origens da organiza√ß√£o da administra√ß√£o de S√£o Carlos ‚Äď SP (1865-1947)‚ÄĚ traz um pouco das primeiras leis, atas, contratos de servi√ßo, livros de contabilidade, fotos e curiosidades do in√≠cio da Administra√ß√£o Municipal da cidade.

A mostra tem recebido visitantes de S√£o Carlos e turistas, que s√£o acompanhados por monitores da FPMSC. Prestigiaram tamb√©m a exposi√ß√£o o secret√°rio Walcinyr Bragatto e os funcion√°rios da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, os funcion√°rios da C√Ęmara Municipal e o Diretor-Presidente da Prohab Sr. J√ļlio C√©sar Alves Ferreira.

A mostra fez parte da 2¬™ Semana Nacional de Arquivos, evento organizado pelo Arquivo Nacional e que movimenta as institui√ß√Ķes arquiv√≠sticas de todo o pa√≠s atrav√©s de exposi√ß√Ķes, palestras, atividades culturais diversas. A tem√°tica deste ano foi ‚ÄúGovernan√ßa, mem√≥ria e heran√ßa‚ÄĚ.

A TVE S√£o Carlos disponibiliza uma reportagem completa sobre a exposi√ß√£o ‚ÄúAs origens da organiza√ß√£o da administra√ß√£o de S√£o Carlos ‚Äď SP (1865-1947)‚ÄĚ no link:

https://www.facebook.com/saocarlostve/videos/1060523017440168/


Mais informa√ß√Ķes pelo telefone (16) 3373-2700, ramal 216, com Aline Ulrich.


Sobre as visitas à estação


A Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria est√° √† disposi√ß√£o para receber visitas guiadas √† esta√ß√£o e ao Museu de S√£o Carlos para estudantes e o p√ļblico em geral, e visitas t√©cnicas para grupos espec√≠ficos, como estudantes e profissionais das √°reas de atua√ß√£o da institui√ß√£o.

No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 305 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

Fundação Pró-Memória na 2ª Semana Nacional de Arquivos

Entre os dias 4 e 9 de junho acontecer√° a 2¬™ Semana Nacional de Arquivos, evento organizado pelo Arquivo Nacional e que movimenta as institui√ß√Ķes arquiv√≠sticas de todo o pa√≠s atrav√©s de exposi√ß√Ķes, palestras, atividades culturais diversas. A tem√°tica deste ano √© ‚ÄúGovernan√ßa, mem√≥ria e heran√ßa‚ÄĚ.

Em S√£o Carlos, o Arquivo P√ļblico e Hist√≥rico (APH), gerido pela Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria trar√° a exposi√ß√£o ‚ÄúAs origens da organiza√ß√£o administrativa municipal de S√£o Carlos - SP (1865 a 1947)‚ÄĚ. Nela o visitante poder√° ver diferentes documentos dos Fundos C√Ęmara e Prefeitura de S√£o Carlos sob guarda do APH-FPMSC, como primeiras leis, atas, contratos de servi√ßos de infraestruturas, livros de contabilidade, fotografias e curiosidades do in√≠cio da Administra√ß√£o da cidade.

A exposi√ß√£o ‚ÄúAs origens da organiza√ß√£o administrativa municipal de S√£o Carlos - SP (1865 a 1947)‚ÄĚ ficar√° dispon√≠vel ao p√ļblico a partir do dia 04 de junho, √†s 14h, na plataforma da esta√ß√£o ferrovia de S√£o Carlos, sede da Funda√ß√£o.

Mais informa√ß√Ķes pelo telefone (16) 3373-2700, ramal 216, com Aline Ulrich.

Sobre as visitas à estação

A Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria est√° √† disposi√ß√£o para receber visitas guiadas √† esta√ß√£o e ao Museu de S√£o Carlos para estudantes e o p√ļblico em geral, e visitas t√©cnicas para grupos espec√≠ficos, como estudantes e profissionais das √°reas de atua√ß√£o da institui√ß√£o.

No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 305 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

16ª Semana dos Museus

Museu de São Carlos e de Pedra na 16ª Semana dos Museus


Anualmente o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) realiza a Semana dos Museus. O tema desse ano √© ‚ÄúMuseus Hiperconectados: novas abordagens, novos p√ļblicos‚ÄĚ e √© partir dele que o Museu de S√£o Carlos mostrar√° como a tecnologia pode auxiliar na acessibilidade do espa√ßo expositivo.

Ser√£o realizadas visitas acess√≠veis para pessoas com defici√™ncia, que ser√£o abertas tamb√©m para o p√ļblico geral. Al√©m das visitas, uma roda de conversa ser√° realizada com os youtubers Fl√°via Lima e Bruno Straforini do canal ‚Äú√Č Libras‚ÄĚ.

As a√ß√Ķes contam com o apoio da Associa√ß√£o de Surdos de S√£o Carlos, APAE de S√£o Carlos, ONG Espa√ßo Azul e do canal √Č Libras.

 

 

Topo