FundaÁ„o Prů-Memůria de S„o Carlos

O Site da Fundação Pró-Memória Voltou!

A equipe da FPMSC terminou a manutenção e atualização do nosso site oficial.

Agora o usu√°rio ter√° mais agilidade para acessar as se√ß√Ķes de interesse, al√©m de disponibilizar mais textos, informa√ß√Ķes e arquivos. O site ainda traz o recurso de "Pesquisa de Fundos", que permite acesso b√°sico aos fundos documentais do Arquivo P√ļblico e Hist√≥rico da Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria.

Visite nossa nova casa na internet!

 

 

 

 

 

 

 

Premiação do Concurso de Monografias da FPMSC

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, foi entregue o pr√™mio de primeiro lugar no Concurso Anual de Monografias 2016-2017 da Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria. Sob o tema ‚ÄúS√£o Carlos atrav√©s dos espa√ßos p√ļblicos: perman√™ncias, transforma√ß√Ķes, novos desafios‚ÄĚ, a autora Ana Elisa Menten Mendoza teve sua monografia intitulada ‚ÄúDomingo no parque: a apropria√ß√£o do espa√ßo p√ļblico nas pr√°ticas cotidianas de sociabilidade e na produ√ß√£o cultural‚ÄĚ classificada em primeiro lugar pela comiss√£o julgadora do concurso.

A Fundação Pró-Memória publicará a monografia em formato de livro em 2019.

 

 

 

 

Pr√≥-Mem√≥ria Acess√≠vel a Todos os P√ļblicos

Entre os dias 2 e 9 de dezembro o SESC S√£o Carlos realizou a Semana Inclusiva, no intuito de promover experi√™ncias com acessibilidade. Como parte da programa√ß√£o, recebemos no √ļltimo dia 9 a visita ao Museu de S√£o Carlos para demonstra√ß√£o dos recursos de acessibilidade recentemente disponibilizados aos visitantes. A inten√ß√£o desses recursos √© democratizar o acesso de pessoas com defici√™ncia ao espa√ßo expositivo. Dentre os recursos de acessibilidade est√£o: audioguia para pessoas com defici√™ncia visual, videoguia para pessoas com defici√™ncia auditiva, al√©m de rampas de acesso, legendas em braille e acervo t√°til.
A Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria, localizada no pr√©dio da Esta√ß√£o Ferrovi√°ria, √© tamb√©m acess√≠vel, possui rampas de acesso, piso t√°til e elevador. Todos esses recursos proporcionam a visita ao espa√ßo pelos mais diversos p√ļblicos.

Sobre as visitas à estação

A Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria est√° √† disposi√ß√£o para receber visitas guiadas √† esta√ß√£o e ao Museu de S√£o Carlos para estudantes e o p√ļblico em geral, e visitas t√©cnicas para grupos espec√≠ficos, como estudantes e profissionais das √°reas de atua√ß√£o da institui√ß√£o. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento atrav√©s do telefone (16) 3373-2700 ramal 305 ou pelo e-mail O endere√ßo de e-mail address est√° sendo protegido de spambots. Voc√™ precisa ativar o JavaScript enabled para v√™-lo. .

Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

Oficinas e Visitas Guiadas

ARQUIVO P√öBLICO E HIST√ďRICO (APH-FPMSC) OFERECE OFICINAS E VISITAS GUIADAS AOS ALUNOS DA BIBLIOTECONOMIA DA UFSCar

A Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria ofereceu visita t√©cnica √† Divis√£o de Arquivo e Documenta√ß√£o e realizou as oficinas ‚ÄúO Acervo Digital Fotogr√°fico da Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria de S√£o Carlos‚ÄĚ e ‚ÄúAcervos Pessoais ‚Äď conceitos e pr√°tica‚ÄĚ para os alunos da disciplina de ‚ÄúOrganiza√ß√£o de Unidades de Informa√ß√£o‚ÄĚ a convite da professora Paula Regina Dal`Evedove, nos dias 14, 21 e 28 de novembro. A disciplina √© ofertada pelo Departamento de Ci√™ncia da Informa√ß√£o no curso de Biblioteconomia e Ci√™ncia da Informa√ß√£o da Universidade Federal de S√£o Carlos (UFSCar).

A visita técnica, guiadas pelos técnicos da Divisão, Matheus Luiz e Aline Ulrich, teve como objetivo apresentar diversos trabalhos executados na Pró-Memória no tratamento dos acervos da instituição. Já as oficinas, ministradas pela documentalista Aline Ulrich, trouxe conceitos teóricos e práticos sobre a organização de arquivos.

 

 

Resultado Final - Processo Seletivo FPMSC

A Fundação Pró-Memória e a CONSESP divulgaram o resultado final do Processo Seletivo de Bolsas. A lista dos candidatos classificados pode ser consultada AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Educação Patrimonial II

ALUNOS DO SESI TRAZEM TEATRO BASEADO NAS HIST√ďRIAS DOS BAIRROS

Os alunos do 3¬ļ ano A do SESI 407, sob orienta√ß√£o da professora Talita Oliveira, desenvolveram pesquisas sobre a hist√≥ria dos bairros de S√£o Carlos. Durante os trabalhos, os alunos visitaram a Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria e puderam conversar com os t√©cnicos da institui√ß√£o sobre suas pesquisas..
Agora, no sábado, dia 9 de dezembro, os alunos apresentação uma peça teatral sobre os nomes dos bairros da cidade, baseada nas pesquisas realizadas.
Para a Funda√ß√£o, ver trabalhos sobre a hist√≥ria local se multiplicarem, em particular nas escolas locais, e ter contribu√≠do para suas realiza√ß√Ķes √© muito gratificante e reafirma a miss√£o da institui√ß√£o em trabalhar para a divulga√ß√£o e preserva√ß√£o da hist√≥ria e do patrim√īnio de S√£o Carlos. E nada melhor come√ßar com as crian√ßas de nossa cidade.

 

 

Resultado Final - Concurso de Monografias 2017

A Comissão Organização do Concurso de Monografias da Fundação Pró-Memória divulgou o resultado final da seleção de 2017:

Colocação:

1¬į - Domingo no parque: a apropria√ß√£o do espa√ßo p√ļblico nas pr√°ticas cotidianas de sociabilidade e na produ√ß√£o cultural

Não habilitada - Escravidão e liberdade: trajetória social e cultural da população negra no período pós-abolição em São Carlos (1888-1930)

Não habilitada - A Polícia Militar no aspecto cultural e social para o município

 

 

 

Lançamento do Livro "Fogo e Vapor"

 

Na √ļltima sexta-feira, 24 de novembro, foi realizado o lan√ßamento do livro ‚ÄúFogo e Vapor: aspectos da hist√≥ria de S√£o Carlos a partir da ferrovia‚ÄĚ. A obra foi realizada pela Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria a partir do relat√≥rio de tombamento da Esta√ß√£o ferrovi√°ria de S√£o Carlos, declarado ano passado, e de novas pesquisas e levantamentos fotogr√°ficos hist√≥ricos e atuais.

Essa publica√ß√£o fez parte das comemora√ß√Ķes dos 160 anos de S√£o Carlos

Os interessados poderão adquirir o livro no Museu de São Carlos, localizado na Estação Ferroviária, a partir de hoje. O Museu abre de terça a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

 

 

 

 

 

 

 

Convocação Para a Prova - Processo Seletivo FPMSC

Foi publicada na √ļltima semana a homologa√ß√£o das inscri√ß√Ķes e convoca√ß√£o dos candidatos ao Processo Seletivo de Bolsas da Funda√ß√£o Pr√≥-Mem√≥ria. A prova acontecer√° no dia 03 de dezembro de 2017, na Funda√ß√£o Educacional S√£o Carlos - FESC/Vila Nery.
Os candidatos inscritos podem consultar a homologação e convocação no site da CONSESP clicando AQUI ou no Diário Oficial do Município de São Carlos do dia 24 de novembro de 2017.
O edital do Processo Seletivo está disponível AQUI

 

 

 

 

Topo