.

FPMSC Participa do 6º Seminário DOCOMOMO - SP 2018

O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de setembro no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP - São Carlos.

O tema deste edição será “A arquitetura moderna paulista e a questão social”. Segundo os organizadores, “… a questão social, pode ser considerado um dos temas centrais nas preocupações de grande parte dos atores que consolidaram a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo modernos no Brasil, em geral, e no estado de São Paulo, em particular”.

A Pró-Memória apoiará a realização das Oficinas Urbanas que acontecerão no dia 24 de setembro. A participação é gratuita e os interessados deverão fazer inscrição pelo site http://sistemas.iau.usp.br/formularios/index.php/inscricaoDocomomo/inscricao/add

Já no dia 25 de setembro, a arquiteta da Fundação Pró-Memória, Mariana Lucchino, participará da mesa redonda "Políticas Públicas de Patrimônio e atuação dos Conselhos Municipais, Estaduais e Federais", que acontecerá às 18h no auditório Fernão Stela de Rodrigues Germano, no ICMC-USP.

O 6º Seminário DOCOMOMO SP conta com a organização do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP), do Docomomo Brasil, do Núcleo Docomomo SP, da Universidade de São Paulo e da Pró-reitoria de Graduação da USP, além do apoio de diversas instituições de ensino e pesquisa.

Mais informações: https://www.facebook.com/docomomosp2018/

 

O DOCOMOMO

DOCOMOMO é o acrônimo que identifica a organização não governamental, sem fins lucrativos, “Comitê Internacional para a Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno”. Fundada em 1988 na Holanda, a ONG tem representação em mais de quarenta países. Seus objetivos são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins, sendo internacionalmente reconhecida como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas.

 

 

Fundação Pró-Memória na Jornada do Patrimônio 2018

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras, realiza durante todo o mês de setembro a Jornada do Patrimônio Paulista 2018, evento que visa valorizar a história paulista, aproximar os participantes de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico, por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados e roteiro de passeios e atividades pela cidade.

Neste final de semana, 15 e 16 de setembro, a Fundação Pró-Memória organizou visitas guiadas a duas das fazendas históricas tombadas no Município, a fazenda Pinhal e a fazenda Santa Maria do Monjolinho. A ação foi destinada aos alunos de arquitetura da cidade, com o objetivo de sensibilizar os participantes para o reconhecimento, a valorização, a defesa e a preservação do patrimônio cultural local.

De responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto-piloto em 2017, com participação de 15 municípios do estado. Em 2018, 42 municípios organizaram ações diversas para os próximos finais de semana.

 

 

Programa Juventudes, do SESC, na Fundação Pró-Memória

No último dia 30 de agosto, os participantes do programa Juventudes-Vamo aí!?, acompanhados pelo professor Fabio Caetano Dias do SESC São Carlos, visitaram a Fundação Pró-Memória, Na ocasião, foram feitas monitorias direcionadas no Museu de São Carlos e no Arquivo Público e Histórico.

Juventudes - Vamo Aí!?

Com instrutores infanto juvenis do SESC, o projeto Juventudes - Vamo aí!? é direcionado a adolescentes e jovens, com oficinas, vivências, bate-papos, passeios experimentações artísticas, culturais, práticas corporais, entre outras programações que buscam fortalecer o encontro, a troca de experiências e ampliação do repertório cultural dos participantes.

As atividades acontecem ao longo do ano e são direcionadas a adolescentes e jovens entre 13 e 20 anos, com ou sem a credencial plena do SESC.

 

 

COFEST Terá a Participação do Museu de São Carlos

O COFEST é um Festival Internacional de Co-Empreendedorismo e Co-Inovação e, na região de São Carlos, será representado pelo “Ecossistema de Inovação – SancaHub”, um festival criado pela comunidade com diferentes eventos sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia. Mais de 100 eventos acontecerão na região de São Carlos, entre os dias 17 e 23 de Setembro de 2018, apoiados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

O Museu de São Carlos (MSC) participará apoiando o ODS - Educação de Qualidade. A instituição realizará ações educativas que visam a inclusão dos mais diversos públicos no Museu, através de oficinas, visitas mediadas e ações educativas relacionadas com sua atual exposição colaborativa “Somos Esportes: São Carlos e as histórias das práticas do corpo”. Segundo a museóloga do MSC, Cristiana Barroso, “partindo do pressuposto de que os museus são espaços múltiplos e dinâmicos, que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, respeitando a diversidade e valorizando a cultura, eles podem exercer papel fundamental na educação”.

O evento é gratuito.

Para saber mais sobre a COFEST, visite o site http://www.cofest.com.br

 

 

Museu de São Carlos no 10º Encontro Paulista de Museus

No último mês de julho, aconteceu a 10ª edição do Encontro Paulista de Museus, evento promovido pelo SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) com a participação dos museus de todo o estado. Este ano o evento aconteceu no Memorial da América Latina, na capital.

A historiadora do Museu de São Carlos Vanessa Dias palestrou no segundo dia de evento sobre os processos de construção da exposição colaborativa “Somos Esporte: São Carlos e a história das práticas do corpo”.


Agora, o SISEM-SP disponibilizou o vídeo com as palestras dos painéis digitais. A apresentação de Dias pode ser vista a partir dos 14 minutos e 54 segundos.

 

 

 

Vem aí a 12ª Primavera dos Museus

 

De 17 a 23 de setembro acontecerá a 12ª Primavera dos Museus. O tema desta edição é “Celebrando a Educação em Museus”, baseado no Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho. Segundo o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), “...a publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal”.

Durante o evento, todos os museus do país são convidados a oferecer atividades ao público visitante dentro da temática proposta. Em São Carlos, o Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” e o Museu de São Carlos oferecerão atividades especiais para os visitantes e interessados.

 

PROGRAMAÇÃO


MUSEU DE SÃO CARLOS

Oficina de Quadrinhos e Cinema: técnicas básicas de produção de HQ utilizando roteiros para cinema na elaboração de fanzines, revistas e publicações online.

De 17 a 19 de setembro, das 14h às 15h30


Oficina de Peteca: relacionada à exposição "Somos Esporte" do Museu de São Carlos, abordando a prática esportiva da peteca. Esta prática visa o aprendizado da história desse esporte.

Dias 18 e 19 de setembro, das 10h às 11h


Caça Imagem: prática relacionada à exposição do Museu de São Carlos “Somos Esporte": São Carlos e a história das práticas do corpo”. Reconstruindo, de forma lúdica, a memória de atletas consagrados

Dia 20 de setembro, das 10h30 às 12h30


Oficina de Peteca: relacionada à exposição "Somos Esporte" do Museu de São Carlos, abordando a prática esportiva da peteca. Esta prática visa o aprendizado da história desse esporte.

Dia 21 de setembro, das 10h às 11h


Caça Imagem:
prática relacionada à exposição do Museu de São Carlos “Somos Esporte": São Carlos e a história das práticas do corpo”. Reconstruindo, de forma lúdica, a memória de atletas consagrados

Dias 22 e 23 de setembro, das 10h às 12h

 

MUSEU DE PEDRA TINHO LEOPOLDINO

Oficina de Quadrinhos e Cinema: técnicas básicas de produção de HQ utilizando roteiros para cinema na elaboração de fanzines, revistas e publicações online.

De 20 a 22 de setembro de 2018, das 9h30 às 11h


Para mais informações, contatar o Museu de São Carlos pelo telefone 3373-2700 ramal 305.


Sobre a Primavera dos Museus

Segundo o IBRAM, órgão do governo federal responsável pela sua realização, a Primavera dos Museus é uma temporada cultural que acontece todo ano, com um tema diferente para nortear as atividades dos museus. O objetivo do evento é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e Intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Desde sua primeira edição, o evento tem tido uma crescente participação de museus de todo o país e de atividades oferecidas aos visitantes. A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2017, sua 11ª edição contou com a participação de 932 museus e 2.537 atividades.

 

 

FPMSC no Encontro Paulista Sobre Gestão Documental

FPMSC PARTICIPOU DO XIX ENCONTRO PAULISTA SOBRE GESTÃO DOCUMENTAL E ACESSO À INFORMAÇÃO


Na última quinta-feira, dia 16 de agosto, funcionários da Fundação Pró-Memória participaram do XIX Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação na cidade de Campinas-SP. O evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com o Arquivo Público do Estado e apoio da Câmara Municipal de Campinas.

O evento trouxe palestras e discussões, principalmente, sobre a parceria do TCESP e o Arquivo do Estado na construção do Guia de Transparência Municipal, portais da transparência e a criação e implantação dos Arquivos Municipais.

Foram representantes da Fundação a Diretora de Patrimônio Cláudia Danella, a documentalista Aline Ulrich, a assistente em documentação e chefe da Divisão de Arquivo e Documentação Luiza Shimada e a historiadora e chefe da Divisão de Pesquisa e Divulgação Leila Massarão.

O próximo encontro do Tribunal de Contas acontecerá no mês de novembro, quando o Guia já estará disponível para a aplicação nos municípios.

 

 

Estação da Língua Portuguesa em São Carlos

O Museu da Língua Portuguesa exporá entre os dias 14 de agosto e 8 de setembro, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, a Exposição Itinerante Estação da Língua Portuguesa.

A exposição traz uma viagem pela história da língua portuguesa e suas (re)criações nos quatro cantos do mundo.

A Estação da Língua Portuguesa abrirá de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. Agendamento de grupos e escolas devem ser feitos através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3419-8997.

A realização da Exposição é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, da Arquiprom, proponente e produtora do projeto, com o apoio da Prefeitura de São Carlos.

 

 

 

FPMSC Participa da IV Feira de Genealogia

A Fundação Pró-Memória de São Carlos estará no evento apresentando o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Público e Histórico, as pesquisas aqui realizadas e a disponibilização de documentos diversos.

A IV Feira de Genealogia é um evento organizado pela Family Search, maior acervo de registros genealógicos do mundo e iniciado em 1894 pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Family Search tem seu acervo, hoje digitalizado, com informações de livros de cartórios e cemitérios, fichas de imigrantes, certidões emitidas por igrejas católicas e diversos outros documentos utilizados na construção de árvores genealógicas e busca por cidadania.

A Feira acontecerá no dia 18 de agosto, das 16h às 19h, na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a Rua Dr. Teixeira de Barros, 1428 (Rua Larga), na Vila Prado. O evento é gratuito.

 

 

 

 

 

 

 

Topo