.

Convocação Para a Prova - Processo Seletivo FPMSC

Foi publicada na última semana a homologação das inscrições e convocação dos candidatos ao Processo Seletivo de Bolsas da Fundação Pró-Memória. A prova acontecerá no dia 03 de dezembro de 2017, na Fundação Educacional São Carlos - FESC/Vila Nery.
Os candidatos inscritos podem consultar a homologação e convocação no site da CONSESP clicando AQUI ou no Diário Oficial do Município de São Carlos do dia 24 de novembro de 2017.
O edital do Processo Seletivo está disponível AQUI

 

 

 

 

Projeto de Educação Patrimonial

Nesta sexta-feira, dia 24 de Novembro, a arquiteta da Fundação Pró-Memória, Mariana Lucchino, foi conhecer o resultado do projeto de educação patrimonial desenvolvido pelos alunos do 7° ano do SESI. No primeiro semestre, os alunos, sob a supervisão da professora Bruna Fiorin Lopes, visitaram a Fundação Pró-Memória e conheceram um pouco mais sobre as políticas de preservação patrimonial e sobre a importância de conhecer o patrimônio da própria cidade. Agora, eles apresentaram os produtos: dois jogos, um de cartas tipo “Super Trunfo” e outro de tabuleiro, além de uma apresentação teórica e uma encenação teatral.
Um excelente trabalho! Além do próprio conhecimento, os garotos estão empenhados em transmitir a importância da preservação para outras turmas da escola!

 

 

Lançamento do Livro "Fogo e Vapor"

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO "FOGO E VAPOR"

O livro "Fogo e Vapor: aspectos da história de São Carlos a partir da ferrovia" foi produzido pela Pró-Memória a partir do relatório de tombamento da estação ferroviária de São Carlos. A obra traz diferentes aspectos da história local desde o final do século XIX até os dias atuais, tendo como pano de fundo o estabelecimento, desenvolvimento e decadência do sistema ferroviário na cidade. O lançamento deste trabalho acontece junto às comemorações dos 160 anos de São Carlos, festejados em 2017.


Dia: 24 de novembro de 2017

Horário: 18h30

Local: Fundação Pró-Memória de São Carlos (estação ferroviária - Pç. Antonio Prado, s/n, Centro, São Carlos/SP)

 

 

60 Anos do Museu de São Carlos

Na próxima segunda-feira, 30 de outubro, serão realizadas as comemorações dos 60 anos do Museu de São Carlos.

Como parte das comemorações acontecerá a abertura da exposição "60 Anos do Museu e a apresentação de choro com Maurício Tagliadelo e Rafael Leone.

 

Dia: 30/10

Horário: 17h

Local: Plataforma da estação ferroviária.



Vem pro Museu você também!


 

Museu de São Carlos Recebe Visitantes da APAE

Na última sexta-feira, o Museu de São Carlos recebeu seus primeiros visitantes autistas. O museu preparou atividades específicas para o grupo e possibilitou que usufruíssem tanto da área expositiva como da Maria Fumaça existente na plataforma e muito apreciada pelos visitantes.
A APAE São Carlos já havia trazido seus usuários em outra ocasião para visitar a Fundação Pró-Memória, o que representa o reconhecimento do esforço da instituição para a implantação plena da acessibilidade aos espaços da estação para todos os públicos.


Sobre as visitas à estação


A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas à estação e ao Museu de São Carlos para estudantes e o público em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

A Conservação do Monumento à Maurren Maggi

O monumento em homenagem à Maurren Maggi foi inaugurado em dezembro de 2008. A atleta são-carlense foi campeã no salto em distância na Olimpíada de Pequim 2008.

Infelizmente, o mesmo vem sofrendo inúmeros atos de vandalismo como pichações e depredações.

A Fundação Pró-Memória de São Carlos faz, periodicamente, a avaliação do estado de conservação dos monumentos nas praças públicas da cidade e toma as devidas providências visando sua preservação.

Porém, tais atos estão cada vez mais recorrentes, dificultando muito as ações preventivas.

Nesse último episódio foi feito a retirada dos resíduos de tinta e aplicado um verniz que protege e facilita a limpeza de futuras pichações.

Salientamos que, enquanto não houver uma conscientização por parte da população e das autoridades da necessidade de se preservar o bem público e os espaços de memória e história da cidade, qualquer ação passa a ter apenas o efeito paliativo.

 

 

Processo Seletivo de Bolsas - 2017

ABERTA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA A FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA

 

O processo seletivo da Pró-Memória têm vagas disponíveis e cadastro de reserva para bolsas-pesquisa 20h nas áreas de Biblioteconomia, Arquitetura e Urbanismo, Humanidades e Comunicação.

As inscrições acontecem de 11 de outubro a 15 de novembro de 2017 pelo site http://www.consesp.com.br.

O edital pode ser acessado AQUI ou no Diário Oficial do Município do dia 06 de outubro de 2017.

 

 

 

Convite

CONVITE DO MUSEU DE SÃO CARLOS

Com muita satisfação convidamos todos vocês para o lançamento dos recursos de acessibilidade do museu. O intuito é permitir que pessoas com deficiência também nos visitem, afinal o museu é de todos nós! Venham participar!

 

Dia: 05 de outubro

Horário: 17h

Local: Praça Antonio Prado, s/n (estação ferroviária de São Carlos)

Mais informações: 3373-2700, ramal 313 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Concurso de Monografias 2016 - 2017

DIVULGADAS AS MONOGRAFIAS DEFERIDAS


A comissão organizadora do Concurso Anual de Monografias da Fundação Pró-Memória divulgou a lista de monografias deferidas. As monografias agora serão enviadas para a Comissão Julgadora para análise e definição dos vencedores.

As monografias deferidas são:

TÍTULO: ESCRAVIDÃO E LIBERDADE: TRAJETÓRIA SOCIAL E CULTURAL DA POPULAÇÃO NEGRA NO PERÍODO PÓS-ABOLIÇÃO EM SÃO CARLOS (1888-1930)

PSEUDÔNIMO: AMELINHA

 

TÍTULO: DOMINGO NO PARQUE: A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE SOCIABILIDADE E NA PRODUÇÃO CULTURAL

PSEUDÔNIMO: LUIZA ADRIANZEN

 

TÍTULO: A POLÍCIA MILITAR NO ASPECTO CULTURAL E SOCIAL PARA O MUNICÍPIO

PSEUDÔNIMO: SHODAN