.

Monumentos de São Carlos

A IMPORTÂNCIA DOS MONUMENTOS PARA A MEMÓRIA DA CIDADE

A construção e preservação dos monumentos, sejam eles prédios, obras de arte, bustos ou estátuas, estão diretamente ligadas à ideia de perpetuar a memória, garantindo a existência de lembranças de acontecimentos e personagens de diferentes momentos da nossa história nos espaços públicos.

Por isso é comum que esses monumentos estejam localizados em praças e passagens públicos da cidade, que são pontos de encontro e circulação de pessoas e, assim, locais privilegiados para a presença desses símbolos e sua divulgação.

Contudo, tem sido cada vez mais comum a depredação, a pichação e o furto de monumentos. O prejuízo que daí vem não é apenas aos cofres públicos e, consequentemente, ao dinheiro do contribuinte, mas também à memória coletiva, revelando o desprezo com o bem público e com a história local.

A Fundação Pró-Memória trabalha há mais de duas décadas buscando não apenas a conservação da memória e da história local, inclusive preservando os monumentos existentes na cidade, mas também promovendo ações que buscam mostrar aos são-carlenses a importância de sua história e como sua participação no processo de conservação é relevante.

Contar com o zelo da população pelo bem público e pelas memórias nele inseridas é primordial para garantir a existência de uma cidade saudável e que procura fortalecer sua cidadania.

 

 

Topo