.

Perguntas Frequentes

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE SÃO CARLOS – FPMSC

CNPJ 02.260.630/0001-20 | Inscrição Estadual: isento

Praça Antonio Prado, s/nº – CEP: 13560-046 – São Carlos/SP | Brasil

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. – Fone: +55 16 3373 2700

Site: https://www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br/

Facebook: @promemoriasaocarlos



O que é a Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC)?

A Fundação Pró-Memória de São Carlos é um órgão da administração pública municipal indireta, com a finalidade de preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural do Município de São Carlos.

 

O que a FPMSC faz?

Entre as atividades que desenvolve, a FPMSC reúne, conserva e disponibiliza documentos originários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, como também de fundos e coleções particulares, de reconhecido valor histórico e cultural, Além disso, a FPMSC cataloga, inventaria e faz pesquisas dos bens patrimoniais materiais e imateriais de São Carlos (histórias, memórias, imóveis e locais históricos, biografias, etc)

 

A FPMSC tem relação com a empresa ferroviária, concessionária das linhas de trem que passam pela cidade?

Não. A FPMSC não tem nenhuma relação com a empresa que administra os trilhos e os trens que passam por São Carlos. A concessionária que faz este trabalho é uma empresa privada e não tem relação com os trabalhos desenvolvidos pela FPMSC.

 

Como são contratados os funcionários da FPMSC?

Os funcionários da FPMSC são contratados por concurso público.

 

A FPMSC aceita estagiários?

Sim. A FPMSC tem um programa de seleção de estagiários feita a partir de processo seletivo que ocorre a cada 2 anos.

 

 

ARQUIVO PÚBLICO E HISTÓRICO

 

Como posso fazer pesquisas no Arquivo Público e Histórico da FPMSC?

Para fazer pesquisas de documentos históricos o consulente deve entrar em contato com o Arquivo Público e Histórico através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3373-2709.

 

O que posso pesquisar da FPMSC?

O Arquivo Público e Histórico tem diversos documentos para pesquisa. São alguns deles:

- Certidões de óbitos (1896-2013)

- Processos de habilitação de casamento (1890-1993)

- Processos Administrativos da Prefeitura de São Carlos (1934-1982)

- Fundos privados (Álvaro Guião, Mário Tolentino, Octavio Damiano, Família Patrizzi)

- Fundo CBT (prontuários e fichas de registro de funcionários)

- Processos, atas e outros documentos da Câmara Municipal

- Hemeroteca (coleção de jornais da cidade)


O Arquivo ainda possui uma Biblioteca de Apoio com diferentes publicações sobre São Carlos e outros assuntos.

 

Tenho que pagar para fazer pesquisas no Arquivo Público e Histórico da FPMSC?

Não. As pesquisas não são cobradas. Porém, no caso do consulentes pedir cópias dos documentos, será cobrado o preço das cópias e, caso seja necessário, taxas de postagem, para consulentes de fora da cidade.

 

 

IPTU HISTÓRICO

 

O que é IPTU Histórico?

IPTU Histórico é o desconto de IPTU para imóveis de interesse histórico e está previsto no artigo 33 da Lei Municipal nº 13.692 de 2005 (CLIQUE AQUI). Identificados no Anexo XIX da referida lei, tais imóveis serão beneficiados com desconto de até 100% no valor do IPTU, mediante requerimento, desde que o proprietário apresente plano de conservação ou recuperação do imóvel e preencha os requisitos estabelecidos nesta Lei.

 

Quem pode pedir IPTU Histórico?

Podem pedir desconto de IPTU Histórico proprietários dos imóveis listados no Anexo XIX da Lei Municipal nº 13.692 de 2005.

- Anexo XIX (CLIQUE AQUI)

 

O que tenho que fazer para ter desconto de IPTU de um imóvel protegido?

Os proprietários dos imóveis listados no Anexo XIX devem, conforme estabelece a Lei nº 13.692/2005, solicitar o desconto no valor do IPTU mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de Plano de Conservação ou Recuperação preenchido, e protocolar até o dia 31 de julho de cada ano para o desconto no ano seguinte.

Após a aprovação do plano de conservação ou recuperação, o imóvel será vistoriado por uma comissão especial composta por representantes da Fundação Pró-Memória de São Carlos e da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, que fará a análise técnica da edificação.

- Requerimento de desconto de IPTU para imóveis de interesse histórico (CLIQUE AQUI)

- Plano de Conservação ou Recuperação para imóvel de interesse histórico (CLIQUE AQUI)

 

 

MUSEUS

 

A FPMSC é um museu?

Não. A FPMSC não é um museu, mas é responsável pela gestão do Museu de São Carlos.

 

Posso doar objetos ou documentos para a FPMSC?

Sim. Documentos podem ser apresentados ao Arquivo Público e Histórico e objetos podem ser oferecidos para o Museu de São Carlos. Os dois setores fazem parte da FPMSC.

 

O que devo fazer para doar objetos ou documentos para a FPMSC?

Qualquer doação deve ser discutida com os setores de destinação – Arquivo Público e Histórico para documentos e Museu de São Carlos para objetos. Os documentos e/ou objetos serão analisados pelos setores para avaliar se são de interesse e pertinentes às nossas coleções. Em caso afirmativo, um termo de doação será firmado entre o doador e a FPMSC.

 

Posso visitar o prédio da FPMSC?

Sim. O prédio da estação ferroviária tem várias áreas abertas à visitação, como a plataforma, o Jardim da Estação, o Museu de São Carlos e a sala de atendimento do Arquivo Público e Histórico.

 

A entrada do Museu de São Carlos é paga?

Não. Não é cobrada nenhuma taxa ou ingresso para visitar o Museu de São Carlos.

 

Como faço para agendar visitas monitoradas à FPMSC? (Fundação, Arquivo Público e Histórico e Museu de São Carlos)

A FPMSC ainda está à disposição para receber visitas guiadas para estudantes e o público em geral, e visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 225 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

SOUVENIRS

 

A FPMSC tem souvenirs da cidade?

Sim. A FPMSC tem várias souvenirs e publicações sobre São Carlos que podem ser adquiridas pelos interessados

- Souvenirs (CLIQUE AQUI)

- Publicações (CLIQUE AQUI)

 

Onde posso comprar souvenir da cidade?

Souvernis e publicações sobre São Carlos podem ser comprados na lojinha do Museu de São Carlos, localizada na plataforma da Estação Ferroviária (Praça Antonio Prado, s/n - Centro) e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

 

Topo