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Canal do Servidor

Em breve...

Um Lar em Novas Terras: Migrantes em São Carlos (1950 - 2000)

A exposição trata do fenômeno de migração interna para a cidade de São Carlos a partir dos relatos de pessoas que para cá se deslocaram e iniciaram uma nova vida.

Quantidade: 46 painéis

Tamanho: 80cm x 120cm

Material: PVC adesivado

Necessidades: Estrutura para Fixação; fixação com fita adesiva dupla face e abraçadeira plástica (8 painéis); área coberta

 

 

Fundação Pró-Memória de São Carlos - 25 Anos

25 anos. Foram tantas as histórias vividas, as ações organizadas, os compromissos declarados e, acima de tudo, as responsabilidades assumidas pela construção de um papel ativo na defesa do patrimônio são-carlense, da sua história e de suas memórias.

Desde sua criação em 1993, o balanço efetuado só pode ser positivo! Hoje ninguém tem dúvidas de que a Pró-Memória se manteve firme e tem sempre buscado crescer em sua missão. Mas construir essa história dá muito trabalho! É necessário muita dedicação, empenho e total entrega à causa em que se acredita e se defende diariamente.

A Fundação Pró-Memória de hoje foi construída com o contributo de idealizadores, dirigentes, conselheiros, funcionários, voluntários, bolsistas, estagiários, contratados… enfim, de todos que por aqui passaram e que se preocuparam em debater, trabalhar e participar ativamente nos projetos, propostas, ações e reações...

É preciso salientar que problemas e preocupações que permeiam as ideias e ações das diferentes instituições culturais e patrimoniais ainda estão presentes. Porém a Fundação Pró-Memória e aqueles que são realmente comprometidos com seu trabalho, tanto na sua estrutura como em outras instituições e lugares de São Carlos, permanecem ativos na busca de possíveis soluções, de estratégias de fortalecimento e no diálogo que pode trazer novos saltos de crescimento e fortalecimento do trabalho aqui desenvolvido.

Hoje, a Fundação Pró-Memória de São Carlos é motivo de orgulho para todos aqueles que nesses 25 anos contribuíram para sua criação, desenvolvimento e consolidação, em diferentes momentos, de percalços e vitórias.

Parabéns a todos nós que temos como missão a história e o patrimônio de São Carlos. Parabéns à Fundação Pró-Memória de São Carlos.

 

Biblioteca de Apoio

Agora é possível consultar a Biblioteca de Apoio da Fundação Pró-Memória. O usuário poderá pesquisar o acervo usando a ferramenta online e ter a informação prévia sobre a disponibilidade do material que procura. A Biblioteca de Apoio oferece mais de 1600 livros para consulta local, tendo em torno de 700 obras sobre São Carlos e mais de 850 sobre assuntos gerais relacionados com as áreas de atuação da instituição. Ainda fazem parte da biblioteca o Acervo Lobo e Savelli, com mais de 6000 exemplares. A Biblioteca de Apoio funciona no Arquivo Público e Histórico da FPMSC, no prédio da estação ferroviária, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às17h.

Acesse AQUI

Editais e Concursos

 


EDITAIS E PREMIAÇÕES

2018

 

Chamamento Público para Seleção de Projetos Culturais

- Edital de abertura

- Resultado Final

- Homologação

 

2019

 

Chamamento Público para Seleção de Projetos Culturais

- Edital de abertura

- Resultado Final

- Homologação

 

2020

 

Chamamento Público para Seleção de Projetos Culturais

- Edital de abertura

- Comunicado - Suspensão de Seleção por prazo indeterminado

- Cancelamento

 

2016-2017

 

Concurso de Monografias da FPMSC

- Edital de abertura

- Prorrogação das inscrições

- Monografias deferidas

- Resultado final


CONCURSOS PÚBLICOS

2014

 

Fundação Pró-Memória de São Carlos

- Edital de abertura

- Resultado final

- Rerratificação do resultado final

- Homologação


2019


Fundação Pró-Memória de São Carlos

- Edital de abertura

- Retificação

- Requerimento de Isenção (Resultado)

- Inscrições deferidas
- Solicitação de condições especiais deferidas/ indeferidas
- Inscrições de pessoas com deficiência deferidas

- Comunicado

- Convocação Para as Provas (Local e Horário)

- Gabarito das Provas Objetivas

- Resultado dos Recursos e Retificação do Gabarito

- Gabarito Retificado

- Retificação do Gabarito Final das Provas Objetivas

- Resultado das Provas

- Resultado de Recursos de Nota das Provas Objetivas

- Edital de Convocação para a Prova Objetiva (Oficial de Manutenção)

- Comunicado - COVID-19

- Resultado Classificatório - Ampla Concorrência

- Resultado Classificatório - PcD (Pessoa com Deficiência)

- Homologação (Parcial)

- Convocação Para Prova Prática - Oficial de Manutenção

- Resultado Classificatório - Oficial de Manutenção

- Homologação (Final)
- Convocação de Agente de Serviços Gerais

- Convocação de Assistente Administrativo


PROCESSOS SELETIVOS

2017

 

Bolsas de estágio

- Edital de abertura

- Convocação para a prova

- Resultado final

- Homologação

 

2019

 

Bolsas de estágio

- Edital de abertura

- Retificação 1

- Retificação 2

- Convocação Para a Prova (Homologação, Local e Horário)

- Resultado final

- Homologação

 

2022

 

Bolsas de estágio

- Edital Normativo

- Deferimentos e Indeferimentos

- Convocação para as Provas Escritas

- Gabarito da Prova Objetiva

- Edital do Resultado da Prova Objetiva

- Edital do Resultado da Prova Objetiva (Redação)

- Resultado Classificatório

- Edital de Homologação

 

O Tombamento

Em setembro de 2016, após um extenso trabalho, o relatório técnico da Estação Ferroviária, compreendendo levantamento histórico e descrição arquitetônica ilustrados com fotos e desenhos, foi finalizado e encaminhado à apreciação do vice-presidente do COMDEPHAASC, na ocasião da 50ª. Reunião Ordinária do Conselho.

Em dezembro de 2016, em sua 51ª. Reunião Ordinária, os conselheiros do COMDEPHAASC apreciaram e deferiram o parecer favorável pelo tombamento do bem, realizado pelo vice-presidente do conselho, após a apreciação do relatório técnico produzido pela Fundação Pró-Memória. Assim, em dezembro de 2016, por meio da Resolução nº 02 de dezembro de 2016, o conjunto arquitetônico e a área onde está instalada a Estação Ferroviária de São Carlos foi tombada, em nível municipal, em caráter definitivo.
Há uma constante preocupação entre aqueles que pensam e debatem as ações de preservação com a redução do complexo ferroviário às estações e às nostálgicas chegadas e partidas que presenciou. O saudosismo provocado pelo desmantelamento do sistema ferroviário podem estimular visões reducionistas do patrimônio, das diferentes dimensões e impactos que a ferrovia promoveu e ainda provoca nas suas localidades.
A estação ferroviária de São Carlos, por sua história, foi beneficiada por situações que auxiliaram no desvio das armadilhas do saudosismo. Por um lado, por ainda ter seus trilhos ativos no transporte de cargas, a estação não perdeu a dimensão de que faz parte de um complexo ferroviário, que envolve atividades diversas, para além da beleza arquitetônica de seu prédio principal. Por outro, sendo a Pró-Memória responsável pelo edifício desde 1998, todas as ações de preservação, conservação e divulgação foram pautados pelos debates patrimoniais e mantém viva a memória do monumento enquanto receptáculo histórico-cultural do Município. A nostalgia que move muitos dos visitantes, locais e externos, até a estação pode ser usada como uma oportunidade de mostrar outras partes da história da ferrovia, inclusive como uma porta para um trabalho sistemático de educação patrimonial promovido pela instituição.
Diante desse quadro, o tombamento da estação ferroviária de São Carlos consolidou um trabalho de preservação, conservação e divulgação ativo há quase duas décadas e permitindo sua continuidade e ampliação, garantindo o acesso, conhecimento e usufruto do patrimônio são-carlense para além desta geração.
A estação ferroviária de São Carlos continua impactando a história e as memórias locais, agora trilhando caminhos diferentes, mas ainda significantes para a população local.

 

A Estação e a Pró-Memória

Em 1998 o piso superior do prédio principal da estação ferroviária foi cedido à Prefeitura de São Carlos para armazenar o arquivo histórico da cidade produzido pela administração pública. Os documentos eram guardados pela Fundação Pró-Memória de São Carlos, órgão criado através da Lei nº 10.655, de 12 de julho de 1993.
Originalmente, a Pró-Memória foi criada para reunir e preservar documentos produzidos pela administração pública municipal. Mais tarde, sua lei de criação foi modificada e a instituição estabeleceu sua finalidade na preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural de São Carlos.
O crescimento acelerado e as transformações experimentadas pela cidade, principalmente a partir dos anos 1990, expuseram novas questões ao governo e a sociedade local. As necessidades sociais atreladas ao desenvolvimento urbano e a identidade local mobiliaram diferentes grupos, em especial os ligados às universidades são-carlenses, no sentido de planificar e buscar garantir transformações saudáveis para a cidade. Foram dessas mobilizações que projetos, como o plano diretor e a criação da Pró-Memória, visando a preservação do patrimônio histórico, ganharam fôlego e efetivo trabalho a partir dos anos 2000.
Nos primeiros anos de uso do prédio da estação, a Pró-Memória ocupou o piso superior para fazer o levantamento inicial e organizar os arquivos recebidos de diferentes órgãos da administração municipal. Com o tempo, outras salas foram sendo cedidas e os arquivos passaram a ocupar os depósitos existentes no térreo.
Em 2001, a Prefeitura instaurou o projeto Estação Cultura que pretendeu adequar o edifício aos novos usos, como sede da Fundação Pró-Memória de São Carlos. Foram executadas, na ocasião, diversas obras visando adequar os espaços, preservando o máximo possível as características originais da construção.
O prédio também foi sede do Departamento de Artes e Cultura – depois Coordenadoria de Artes e Cultura –, transferido em 2015, e do Museu de São Carlos, criado em 2012 a partir do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César e que ocupa parte do piso térreo da estação desde o final dos anos 1990.
Nos anos seguintes, a Pró-Memória empreendeu diversas obras de preservação e adequação do prédio e de seu entorno, visando a conservação e melhor usufruto do patrimônio pela população local e pelos visitantes.

Em 2009, como parte de um conjunto de medidas que visavam a preservação do patrimônio ferroviário são-carlense, a locomotiva Baldwin ou American, datada de 1891 e que foi uma das primeiras marias-fumaças a transportar pessoas e produtos pelas estradas que passavam por São Carlos, foi transferida da Praça Brasil para a plataforma da estação ferroviária onde, em 2013, passou por um longo processo de restauro visando sua salvaguarda. O trabalho foi executado por voluntários sob coordenação da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pelo projeto de restauração da máquina.
A cessão definitiva do prédio da estação ferroviária à Prefeitura de São Carlos aconteceu apenas em 2012, através da assinatura de termo com a Superintendência do Patrimônio da União, um dos órgão responsáveis pela preservação do patrimônio ferroviário desde a extinção da RFFSA em 2007.

De 2013 a 2017, várias obras de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais foram realizadas. Outras adequações de destaque realizadas neste período foram a recuperação do Jardim da Estação, abandonado há muitos anos e que teve seus caminhos, canteiros e paisagismo recuperados e modernizados para os visitantes.
É desenvolvido um plano de adaptação e eliminação de barreiras arquitetônicas no edifício. São realizadas as seguintes obras: construção de acesso pavimentado à rua General Osório; instalação de gradil de proteção; instalação do corrimão na entrada do prédio; instalação de plataforma elevatória; adaptação dos sanitários externos; criação de vagas de estacionamento para deficiente; construção de rampa de acesso lateral à plataforma; calçamento e pavimentação do jardim; e colocação de piso tátil na calçada da oficina.
De forma geral, as alterações implementadas nos últimos anos têm seguido técnicas e métodos de preservação, restauro e adequação a novos usos instruídos em diferentes cartas de restauro e pesquisas voltadas à conservação do patrimônio histórico-cultural em nível nacional e internacional. As características originais encontradas quando da posse do prédio pela Fundação Pró-Memória em 1998 têm sido tratadas e mantidas, num contínuo trabalho de preservação e de estudo. Reflexo positivo das políticas e ações implementadas é o retorno da população local e o aumento do número de visitantes turísticos, respondendo ao uso cultural e aos projetos de educação patrimonial empreendidos pela instituição responsável pela estação ferroviária.

 

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