A Prefeitura de São Carlos, através do Fundo Social de Solidariedade, iniciou hoje, 1º de outubro, as atividades do Outubro Rosa 2018. O movimento foi criado na década de 1990 para informar e estimular a população no controle e combate ao câncer de mama.
A programação se estenderá até o dia 27 deste mês, incluindo palestras, rodas de conversas, eventos esportivos e culturais. Confira a programação (https://goo.gl/L4sZRi)
O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de setembro no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP - São Carlos.
O tema deste edição será “A arquitetura moderna paulista e a questão social”. Segundo os organizadores, “… a questão social, pode ser considerado um dos temas centrais nas preocupações de grande parte dos atores que consolidaram a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo modernos no Brasil, em geral, e no estado de São Paulo, em particular”.
A Pró-Memória apoiará a realização das Oficinas Urbanas que acontecerão no dia 24 de setembro. A participação é gratuita e os interessados deverão fazer inscrição pelo site http://sistemas.iau.usp.br/formularios/index.php/inscricaoDocomomo/inscricao/add
Já no dia 25 de setembro, a arquiteta da Fundação Pró-Memória, Mariana Lucchino, participará da mesa redonda "Políticas Públicas de Patrimônio e atuação dos Conselhos Municipais, Estaduais e Federais", que acontecerá às 18h no auditório Fernão Stela de Rodrigues Germano, no ICMC-USP.
O 6º Seminário DOCOMOMO SP conta com a organização do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP), do Docomomo Brasil, do Núcleo Docomomo SP, da Universidade de São Paulo e da Pró-reitoria de Graduação da USP, além do apoio de diversas instituições de ensino e pesquisa.
Mais informações: https://www.facebook.com/docomomosp2018/
O DOCOMOMO
DOCOMOMO é o acrônimo que identifica a organização não governamental, sem fins lucrativos, “Comitê Internacional para a Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno”. Fundada em 1988 na Holanda, a ONG tem representação em mais de quarenta países. Seus objetivos são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins, sendo internacionalmente reconhecida como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas.
A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras, realiza durante todo o mês de setembro a Jornada do Patrimônio Paulista 2018, evento que visa valorizar a história paulista, aproximar os participantes de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico, por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados e roteiro de passeios e atividades pela cidade.
Neste final de semana, 15 e 16 de setembro, a Fundação Pró-Memória organizou visitas guiadas a duas das fazendas históricas tombadas no Município, a fazenda Pinhal e a fazenda Santa Maria do Monjolinho. A ação foi destinada aos alunos de arquitetura da cidade, com o objetivo de sensibilizar os participantes para o reconhecimento, a valorização, a defesa e a preservação do patrimônio cultural local.
De responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto-piloto em 2017, com participação de 15 municípios do estado. Em 2018, 42 municípios organizaram ações diversas para os próximos finais de semana.
No último dia 30 de agosto, os participantes do programa Juventudes-Vamo aí!?, acompanhados pelo professor Fabio Caetano Dias do SESC São Carlos, visitaram a Fundação Pró-Memória, Na ocasião, foram feitas monitorias direcionadas no Museu de São Carlos e no Arquivo Público e Histórico.
Juventudes - Vamo Aí!?
Com instrutores infanto juvenis do SESC, o projeto Juventudes - Vamo aí!? é direcionado a adolescentes e jovens, com oficinas, vivências, bate-papos, passeios experimentações artísticas, culturais, práticas corporais, entre outras programações que buscam fortalecer o encontro, a troca de experiências e ampliação do repertório cultural dos participantes.
As atividades acontecem ao longo do ano e são direcionadas a adolescentes e jovens entre 13 e 20 anos, com ou sem a credencial plena do SESC.
O COFEST é um Festival Internacional de Co-Empreendedorismo e Co-Inovação e, na região de São Carlos, será representado pelo “Ecossistema de Inovação – SancaHub”, um festival criado pela comunidade com diferentes eventos sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia. Mais de 100 eventos acontecerão na região de São Carlos, entre os dias 17 e 23 de Setembro de 2018, apoiados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
O Museu de São Carlos (MSC) participará apoiando o ODS - Educação de Qualidade. A instituição realizará ações educativas que visam a inclusão dos mais diversos públicos no Museu, através de oficinas, visitas mediadas e ações educativas relacionadas com sua atual exposição colaborativa “Somos Esportes: São Carlos e as histórias das práticas do corpo”. Segundo a museóloga do MSC, Cristiana Barroso, “partindo do pressuposto de que os museus são espaços múltiplos e dinâmicos, que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, respeitando a diversidade e valorizando a cultura, eles podem exercer papel fundamental na educação”.
O evento é gratuito.
Para saber mais sobre a COFEST, visite o site http://www.cofest.com.br
No último mês de julho, aconteceu a 10ª edição do Encontro Paulista de Museus, evento promovido pelo SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) com a participação dos museus de todo o estado. Este ano o evento aconteceu no Memorial da América Latina, na capital.
A historiadora do Museu de São Carlos Vanessa Dias palestrou no segundo dia de evento sobre os processos de construção da exposição colaborativa “Somos Esporte: São Carlos e a história das práticas do corpo”.
Agora, o SISEM-SP disponibilizou o vídeo com as palestras dos painéis digitais. A apresentação de Dias pode ser vista a partir dos 14 minutos e 54 segundos.
De 17 a 23 de setembro acontecerá a 12ª Primavera dos Museus. O tema desta edição é “Celebrando a Educação em Museus”, baseado no Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), lançado no último mês de junho. Segundo o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), “...a publicação aborda o processo de criação da PNEM, bem como os princípios e diretrizes dessa política, que visa nortear gestores, educadores e demais interessados na prática da educação museal”.
Durante o evento, todos os museus do país são convidados a oferecer atividades ao público visitante dentro da temática proposta. Em São Carlos, o Museu de Pedra “Tinho Leopoldino” e o Museu de São Carlos oferecerão atividades especiais para os visitantes e interessados.
PROGRAMAÇÃO
MUSEU DE SÃO CARLOS
Oficina de Quadrinhos e Cinema: técnicas básicas de produção de HQ utilizando roteiros para cinema na elaboração de fanzines, revistas e publicações online.
De 17 a 19 de setembro, das 14h às 15h30
Oficina de Peteca: relacionada à exposição "Somos Esporte" do Museu de São Carlos, abordando a prática esportiva da peteca. Esta prática visa o aprendizado da história desse esporte.
Dias 18 e 19 de setembro, das 10h às 11h
Caça Imagem: prática relacionada à exposição do Museu de São Carlos “Somos Esporte": São Carlos e a história das práticas do corpo”. Reconstruindo, de forma lúdica, a memória de atletas consagrados
Dia 20 de setembro, das 10h30 às 12h30
Oficina de Peteca: relacionada à exposição "Somos Esporte" do Museu de São Carlos, abordando a prática esportiva da peteca. Esta prática visa o aprendizado da história desse esporte.
Dia 21 de setembro, das 10h às 11h
Caça Imagem: prática relacionada à exposição do Museu de São Carlos “Somos Esporte": São Carlos e a história das práticas do corpo”. Reconstruindo, de forma lúdica, a memória de atletas consagrados
Dias 22 e 23 de setembro, das 10h às 12h
MUSEU DE PEDRA TINHO LEOPOLDINO
Oficina de Quadrinhos e Cinema: técnicas básicas de produção de HQ utilizando roteiros para cinema na elaboração de fanzines, revistas e publicações online.
De 20 a 22 de setembro de 2018, das 9h30 às 11h
Para mais informações, contatar o Museu de São Carlos pelo telefone 3373-2700 ramal 305.
Sobre a Primavera dos Museus
Segundo o IBRAM, órgão do governo federal responsável pela sua realização, a Primavera dos Museus é uma temporada cultural que acontece todo ano, com um tema diferente para nortear as atividades dos museus. O objetivo do evento é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e Intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Desde sua primeira edição, o evento tem tido uma crescente participação de museus de todo o país e de atividades oferecidas aos visitantes. A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2017, sua 11ª edição contou com a participação de 932 museus e 2.537 atividades.
FPMSC PARTICIPOU DO XIX ENCONTRO PAULISTA SOBRE GESTÃO DOCUMENTAL E ACESSO À INFORMAÇÃO
Na última quinta-feira, dia 16 de agosto, funcionários da Fundação Pró-Memória participaram do XIX Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação na cidade de Campinas-SP. O evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com o Arquivo Público do Estado e apoio da Câmara Municipal de Campinas.
O evento trouxe palestras e discussões, principalmente, sobre a parceria do TCESP e o Arquivo do Estado na construção do Guia de Transparência Municipal, portais da transparência e a criação e implantação dos Arquivos Municipais.
Foram representantes da Fundação a Diretora de Patrimônio Cláudia Danella, a documentalista Aline Ulrich, a assistente em documentação e chefe da Divisão de Arquivo e Documentação Luiza Shimada e a historiadora e chefe da Divisão de Pesquisa e Divulgação Leila Massarão.
O próximo encontro do Tribunal de Contas acontecerá no mês de novembro, quando o Guia já estará disponível para a aplicação nos municípios.
O Museu da Língua Portuguesa exporá entre os dias 14 de agosto e 8 de setembro, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, a Exposição Itinerante Estação da Língua Portuguesa.
A exposição traz uma viagem pela história da língua portuguesa e suas (re)criações nos quatro cantos do mundo.
A Estação da Língua Portuguesa abrirá de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. Agendamento de grupos e escolas devem ser feitos através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3419-8997.
A realização da Exposição é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, da Arquiprom, proponente e produtora do projeto, com o apoio da Prefeitura de São Carlos.