.

Exposição “A Chegada da República: Brasil, 1889”

EXPOSIÇÃO “A CHEGADA DA REPÚBLICA: BRASIL, 1889”

 

De 2 a 29 de Novembro de 2019

Paço Municipal Sesquicentenário

 

Em 2019 a república brasileira celebra 130 anos. Em todo esse período o Brasil passou por várias transformações sociais e econômicas. São anos de conflitos, avanços, momentos de exceção e de possibilidades de exercício da cidadania.

Os eventos que culminaram no advento do sistema republicano do país ainda estão permeados de confusões e mitos. Esta exposição, montada originalmente em 2009 pela FPMSC, pretende abordar a Proclamação da República a partir de debates ainda presentes na historiografia, em especial a partir dos trabalhos de José Murilo de Carvalho, Nicolau Sevcenko e Boris Fausto, redimensionando os eventos do 15 de novembro de 1889 e seu impacto no país nos anos imediatos à Proclamação; a construção ideológica do novo sistema de governo e as transformações impostas ao novo momento.

Aproximando a Proclamação da República da história local, a Fundação Pró-Memória de São Carlos realizou pesquisas para que a exposição possa mostrar, também, os reflexos do evento para a cidade de São Carlos, o cenário que se formou nos primeiros 10 anos de República e que mudanças foram empreendidas nesses anos, tanto no ambiente político como no perfil da cidade.

 

 

12º Encontro de Ferromodelismo

VEM AÍ O 12º ENCONTRO DE FERROMODELISMO DE SÃO CARLOS


Nos dias 3 e 4 de agosto, a partir das 10h, acontece o 12º Encontro de Ferromodelismo de São Carlos na estação ferroviária da cidade.

A entrada é franca. O encontro já é tradicional e traz exposição de maquetes, tendas com produtos relacionados ao ferromodelismo e área de alimentação.

 

 

 

 

 

 

 

 

"Um Lar em Novas Terras" no Paço Municipal

EXPOSIÇÃO "UM LAR EM NOVAS TERRAS" NO PAÇO MUNICIPAL SESQUICENTENÁRIO


Desde o início de sua história São Carlos tem recebido migrantes de várias regiões do Brasil e mesmo do mundo. Seu destaque durante o período cafeeiro e, posteriormente, com a implantação industrial e de grandes universidades fez da cidade um polo atrativo para pessoas, grupos e famílias que procuravam uma vida melhor ou novas oportunidades.

A partir dessa constatação, esta exposição – desenvolvida pela Divisão de Pesquisa e Divulgação da FPMSC – apresenta aspectos teóricos sobre o fenômeno migratório e dados sobre a região a partir da década de 1950, quando a industrialização e desenvolvimento econômico da região Sudeste acelerou a migração para o Estado de São Paulo. Este levantamento é entremeado com as experiências de migrantes radicados em São Carlos durante o período da pesquisa, humanizando os áridos índices populacionais que escondem as experiências pessoais envolvidas na migração e seus impactos na decisão de ficar ou partir da cidade receptora.

 

DE 2 DE JULHO A 27 DE AGOSTO DE 2019

LOCAL: PAÇO MUNICIPAL SESQUICENTENÁRIO

DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 9H ÀS 17H.

 

ENTRADA FRANCA

 

 

Inscrições Para Oficinas Patrimoniais - 2º Semestre

De 1º de julho a 02 de agosto de 2019, a Fundação Pró-Memória abre as inscrições para as Oficinas Patrimoniais 2019 - 2º semestre. As inscrições poderão ser feitas na sede da Fundação Pró-Memória, na estação ferroviária de São Carlos, e no Museu de Pedra “Tinho Leopoldino”, no distrito de Santa Eudóxia.


Para mais informações, (16) 3373-2700, ramal 208, com Mariana Lucchino.


Serão oferecidas as seguintes oficinas:

 

MUSEU DE PEDRA – SANTA EUDÓXIA


Noções básicas de viola caipira e violão

Descrição: incentivo à cultura caipira através da viola e violão, instrumentos típicos das manifestações culturais no interior paulista.

Ministrante: Éder Aparecido dos Santos

Nº de alunos: 10 (acima de 10 anos)

Dias e horário: sábados, das 9h30 às 12h.

Início: 10/08

 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - FPMSC

 

1) Reconstruindo o guarda-roupa

Descrição: oficina de costura reutilizando roupas sem uso e transformando-as em novas peças ou acessórios (upcycling). Serão ensinadas, inclusive, técnicas japonesas (boro e sashiko) para a confecção das peças.

Ministrante: Caroline Cristina Zanette

Nº de alunos: 15 (acima de 12)

Dias e horário: terças e quintas-feiras, das 14h às 17h.

Início: 06/08

 

2) Itinerários: desenhando pelo patrimônio cultural de São Carlos

Descrição: sensibilizar os participantes sobre o patrimônio cultural de São Carlos através da vivência dos lugares e do registro gráfico (desenhos) destas paisagens, a partir das impressões pessoais de cada participante.

Ministrante: Daniel Morais Paschoalin

Nº de alunos: 20 (acima dos 16 anos)

Dias e horário: sábados, das 8h30 às 12h30.

Início: 10/08

 

3) Oficina: Lendas urbanas em cena

Descrição: oficina teatral com o tema “lendas urbanas de São Carlos”. A oficina não apenas permitirá conhecer as lendas locais, mas também apresentar uma delas através do teatro.

Ministrante: Ana Carolina Garbuio

Nº de alunos: 15 (acima de 13 anos)

Dias e horário: sábados, das 14h às 17h.

Início 10/08

 

 

Balanço da 3ª Semana Nacional de Arquivos na Pró-Memória

A Semana aconteceu nos dias 6 e 7 de junho, com atividades no Paço Municipal Sesquicentenário e na Fundação Pró-Memória de São Carlos.

As ações promovidas pela Fundação Pró-Memória de São Carlos durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos buscaram o senso de pertencimento da comunidade junto ao seu Arquivo Público e Histórico. Com o tema "Desenhando Arquivos" a semana comemorou o Dia Internacional dos Arquivos, celebrado no mundo todo dia 9 de junho, debatendo a transparência e a memória, de acordo com o estabelecido pela declaração da XIX Conferência Ibero-americana de Ministros de Cultura.

No dia 06 de junho, a Pró-Memória levou para o auditório do Paço Municipal palestras das reconhecidas professoras seniores da USP Ana Maria de Almeida Camargo e Johanna Wilhelmina Smit, que debateram sobre os Arquivos Públicos e a importância dos acervos pessoais, a descrição, o usuário e o acesso.

No dia 07 de junho, para discutir Genealogia, levou para o auditório Octavio Carlos Damiano, da Fundação, o casal Adilson do Nascimento e Márcia Helena Mettler do Nascimento, que explanou sobre o programa "Family Search", o professor Stéfano Quintavalle sobre a trajetória para a busca da cidadania italiana e o pesquisador Lineu de Oliveira Bueno junto ao seu filho Lineu, para falar sobre a cidadania portuguesa.

Nos dois dias houve também a apresentação do vídeo "Acervos de Memória e o Arquivo Público de São Carlos", com depoimentos dos pesquisadores sobre o mesmo. O vídeo pode ser conferido pelo canal do Youtube da Fundação Pró-Memória de São Carlos:

O público constituiu-se de profissionais e pesquisadores do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro (SP), Arquivo Público e Histórico de Araraquara (SP), Centro Cultural Museu da Roça de Bueno de Andrada - Araraquara (SP), Fazendas Conde do Pinhal e Santa Maria do Monjolinho, Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais da BCo, Bibliotecária | Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais/DEMa da UFSCar, alunos e Coordenadora do Departamento de Biblioteconomia da mesma universidade. Da Prefeitura municipal de São Carlos, contou com a presença do Diretor-presidente da Prohab e funcionários, e funcionários da Secretaria de Trabalho, Cidadania e Renda. No evento esteve a diretoria da Fundação Pró-Memória de São Carlos e funcionários, sendo a organização e intermediação da documentalista Aline Ulrich.

 

 

3ª Semana Nacional de Arquivos

Arquivo Público e Histórico da FPMSC na 3a. Semana Nacional de Arquivos


A 3ª Semana Nacional de Arquivos acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, das 9h às 17h, com atividades no Paço Municipal Sesquicentenário e no Auditório Octavio Damiano, na Fundação Pró-Memória de São Carlos, respectivamente.

Com o tema "Desenhando Arquivos", a 3a edição da Semana Nacional de Arquivos na Fundação Pró-Memória de São Carlos-SP abordará o senso de pertencimento e envolvimento da comunidade junto ao seu Arquivo Público e Histórico, seja ele na procura por documentos para comprovação de direitos, cidadania estrangeira ou pesquisa acadêmica, seja no uso dos documentos históricos pelas instituições da Prefeitura.

Para estas reflexões, a programação traz renomadas docentes da USP e profissionais na área: Dra. Ana de Almeida Camargo, da História e Arquivologia, e Dra. Johanna Wilhelmina Smit, da Ciência da Informação, que discutirão a pertinência de se manter os documentos pessoais em Arquivos Públicos e Históricos nos municípios através de uma política municipal voltada para os arquivos públicos, da análise do seu usuário, assim como de que maneira podemos otimizar o compartilhamento, através da descrição, de suas informações.

Quanto à busca de nossos antepassados através de acervos históricos e pessoais, a programação trará genealogistas para falar sobre o funcionamento de ferramentas como o “Family Search” e a trajetória que fizeram para se conseguir a cidadania estrangeira.

Um vídeo com depoimentos dos pesquisadores do Arquivo Público e Histórico de São Carlos sobre o seu relacionamento com o Arquivo e seus documentos históricos sob guarda da Fundação Pró-Memória de São Carlos completam o evento.


Inscrições

Os interessados devem enviar e-mail no endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com nome completo e RG, datas escolhidas do evento e período (manhã, tarde ou dia inteiro) para confirmação de presença.

Mais informações pelo telefone (16) 3373-2700, ramal 222 com Aline Ulrich.


Programação completa


Dia: 06/06/19 | Local: Auditório do Paço Municipal “Sesquicentenário de São Carlos”

Arquivos Públicos e Históricos, documentos pessoais e acesso aos dados

 

09h00 - Abertura do evento - mesa com as docentesDra. Ana Maria de Almeida Camargo e Dra. Johanna Wilhelmina Smit

09h15 - Vídeo institucional “Acervos de memória e o Arquivo Público e Histórico de São Carlos". Depoimentos de pesquisadores dos acervos documentais sob guarda da FPMSC

10h00 - Palestra "Documentos pessoais no espaço público: por uma política municipal de arquivos". Dra. Ana Maria de Almeida Camargo (Professora Sênior do Departamento de História FFLCH/USP)

12h00 - Pausa para o almoço

14h00 – Retorno - mesa com as docentes Dra. Ana Maria de Almeida Camargo e Dra. Johanna Wilhelmina Smit

14h15 - Palestra "A descrição arquivística, o acervo, o usuário e o acesso". Dra. Johanna Wilhelmina Smit (Docente e orientadora aposentada do Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP)


Dia 07/06/19 | Local: Auditório "Octavio Carlos Damiano", Fundação Pró-Memória de São Carlos

Documentos pessoais, compartilhamento e acesso de dados de antepassados e a cidadania estrangeira


09h30 - Palestra “Coleta, indexação e compartilhamento de registros de documentos pessoais no programa Family Search”. Adilson do Nascimento (Coronel Aviador e Genealogista) e Márcia Helena Mettler do Nascimento (Professora, Corretora de imóveis e Genealogista)

12h00 - Pausa para o almoço

14h00 - Palestra "Em busca do antepassado italiano – percursos e orientações”. Stefano Quintavalle (Professor de Idiomas, Tradutor e Genealogista)

15h30 - Palestra “Uma trajetória para a cidadania portuguesa”. Lineu de Oliveira Bueno (Genealogista)

 

 

12º São Carlos Matsuri

12º SÃO CARLOS MATSURI

Tradicional festival japonês da cidade, o São Carlos Matsuri acontece nos próximos dias 18 e 19 de maio, na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado), das 12h às 22h e das 12h às 20h respectivamente. A entrada é franca.

Está será a 12ª edição e traz arte, cultura e a gastronomia japonesa para São Carlos. Durante os dois dias do evento, o público pode participar de oficinas de desenho, adquirir produtos orientais junto aos expositores, saborear pratos típicos na área de alimentação e conferir apresentações de artes marciais, dança, taikô, cosplay e karaokê.

Neste ano a organização trará atrações externas, entre elas a Associação Agro, Cultural e Esportiva de Guatapará, muito ligada aos grupos de São Carlos. O evento contará também com a participação do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de São Paulo. Ryukyu Koku Matsuri Daiko literalmente significa “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu” e foi fundado em Okinawa, província ao sul do Japão, em 1982. O grupo formou-se pela união de jovens okinawanos em torno do ideal de preservar e difundir a cultura e as tradições locais por meio de manifestações artísticas usando o Eisa como referência em suas coreografias. O trabalho desenvolvido pelo grupo mescla músicas tradicionais e ritmos contemporâneos. Atualmente, a matriz do grupo em Okinawa é reconhecida pelo governo devido ao trabalho de cunho social que desenvolve com seus jovens. Além do Japão e Brasil, o grupo possui filiais em diversos outros países: Argentina, Peru, Bolívia, México e Estados Unidos.

A filial brasileira, fundada pelo sensei Naohide Urasaki (In memoriam), em 1998, também exerce o papel de sua matriz. Atualmente, o Brasil conta com mais de 600 membros, distribuídos em 10 filiais: Vila Carrão, Liberdade, Casa Verde, Ipiranga, Guarulhos e Campinas, no Estado de São Paulo; e quatro filiais em outros Estados — Campo Grande/MS, Brasília/DF, Curitiba/PR e Londrina/PR.

 

 

Inscrições Para Oficinas Patrimoniais 2019

De 13 de março a 18 de abril, a Fundação Pró-Memória abre as inscrições para as Oficinas Patrimoniais 2019 - 1º semestre. As inscrições poderão ser feitas na sede da Fundação Pró-Memória, na estação ferroviária de São Carlos, e no Museu de Pedra "Tinho Leopoldino", no distrito de Santa Eudóxia.

 

Para mais informações, (16) 3373-2700, ramal 210, com Gabriela Cordovil.

Serão oferecidas as seguintes oficinas:

 

 

 

SANTA EUDÓXIA:

Oficinas Vogais “catadores de gente”: pensar, reutilizar e transformar nossa realidade!

Ministrante: Sérgio Luiz Roda (Iéio)

Nº de alunos: 8 (a partir de 15 anos)

Dias da semana: sexta-feira

Horários: 9h às 12h

Semestre: 1º semestre – início 26/04

Descrição: transformação de objetos descartados em novos usos para o cotidiano, incluindo atividades de habilidade social e trabalho em grupo, preservando a criatividades individual.

 

FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA DE SÃO CARLOS (estação ferroviária)

Ensinando a confeccionar miniaturas

Ministrante:Orlando Rodolpho

Nº de alunos: 10 (a partir dos 16 anos)

Dias da semana: terça e quinta-feira

Horários: 8h30 às 11h

Semestre: 1º semestre – início 23/04

Descrição: ensino de técnicas de marcenaria para a construção de réplicas em MDF de charretes, bondes e trens.


O mundo ao redor: oficina de fotografia para jovens e adultos

Ministrante: Iasha Nur Oliveira Salerno e Ulisses de Oliveira Barbedo Ponte

Nº de alunos: 20 (a partir de 16 anos)

Dias da semana: terça-feira

Horários: 14h às 17h

Semestre: 1º semestre – início 23/04

Descrição: incentivar os participantes sobre o patrimônio cultural de São Carlos através do registro fotográfico, através de exercício e prática fotográfica. Os participantes deverão trazer suas próprias máquinas fotográficas ou celulares que façam fotos.


Capoeira Angola – tradição, ritmo e ginga

Ministrante: Gutenberg Franklin Santos da Silva (Contramestre Guga)

Nº de alunos: 25 (iniciantes a experientes)

Dias da semana: sábado

Horários: 14h às 17h

Semestre: 1º semestre – início 27/04

Descrição: desenvolvimento de aulas de Capoeira Angola, incorporando musicalização e movimentação corporal, além de trazer conhecimentos da cultura afro-brasileira.

 

 

Seleção de Projetos Culturais 2019 - Resultado Final

A FPMSC publicou no Diário Oficial de 09 de março de 2019 o resultado final de seleção de projetos culturais, orientado pelo Chamamento Público 001/2019 (PROCESSO Administrativo nº 83/2018).

 

A lista das oficinas selecionadas e a lista de espera podem ser consultadas AQUI.

As inscrições estão previstas para 13 de março a 18 de abril de 2019.

Mais informações, (16) 3373-2700 ramal 210 com Gabriela Cordovil.