.

Educadores da FPMSC nas Escolas da Cidade

Os educadores patrimoniais da Fundação Pró-Memória, Jéssica M. R. dos Santos e Fábio F. de Souza, levaram para os alunos das turmas de 6º e 7º anos da EE Marivaldo Degan, aspectos da história de São Carlos.

Apresentando a história local a partir dos trabalhos realizados pela equipe técnica da FPMSC, os educadores auxiliaram nos trabalhos em sala de aula que abordam o local e a realidade dos alunos, com informações e abordagens atualizadas e analisadas.

Além de trabalhar na frente de História da escola, nos próximos dias os educadores trabalharão na frente de Artes para os alunos do ensino médio da EE Marivaldo Degan.

A próxima escola a receber os educadores será a EE Juliano Neto.

A Fundação Pró-Memória está à disposição para receber visitas guiadas para estudantes e o público em geral, e para visitas técnicas para grupos específicos, como estudantes e profissionais das áreas de atuação da instituição. No caso das visitas guiadas, os interessados devem fazer o agendamento através do telefone (16) 3373-2700 ramal 225 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para visitas técnicas, o contato deve ser realizado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Palestra 'Mulheres: História e Trabalho"

PALESTRA "MULHERES: HISTÓRIA E TRABALHO" ENCERROU O MÊS DAS MULHERES NA FPMSC


No dia 1º de abril de 2022 foi ministrada pela Dra. Luiza Hilgert a palestra “Mulheres: história e trabalho” para os funcionários da Fundação Pró-Memória.

A palestra teve o intuito de fechar o mês das mulheres com uma fala de cunho histórico sobre o percurso feminino ao longo dos anos até chegar em questões contemporâneas e os desdobramentos dessa jornada e, assim, uma reflexão sobre a importância dessa fatia da população muitas vezes subestimada ou subalternizada na vida cotidiana.

 

Luiza Helena Hilgert é mestre em filosofia pela Universidade Estadual do Paraná, doutora na mesma área pela UNICAMP com período sanduíche na Paris 8 Vincennes a Saint-Denis na França e pós-doutora pela UFSCar. É especialista em filosofia contemporânea e tem como áreas de interesse ontologia, fenomenologia, feminismo, existencialismo, filosofia francesa, literatura, etc. É membro do GT Filosofia Francesa Contemporânea e do Groupe d'Études Sartriennes - GES (França).

 

 

 

Chamada Para Projeto Especial

ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO DE BENS ARQUITETÔNICOS DE SÃO CARLOS


Está no 3° ou 4° ano de Arquitetura e possui interesse em Patrimônio Cultural?”

A Fundação Pró-Memória de São Carlos busca estudantes de cursos de Arquitetura e Urbanismo, para participação em um Projeto Especial.

O projeto tem como objetivos a revisão e a atualização do Cadastro de Bens Arquitetônicos de São Carlos, consistindo em trabalhos de campo, levantamentos fotográficos e produção e inserção de informações em banco de dados.

Os interessados deverão formar suas equipes e enviar currículo atualizado para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até 15/04/2022, aos cuidados do Arquiteto Rodrigo Peronti.

 

 

Realização: Fundação Pró-Memória, Departamento de Patrimônio Cultural, Divisão de Preservação de Patrimônio Material e Imaterial.


Apoio:
Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP

 

 

Parceria FPMSC - FamilySearch

Na última quarta-feira, 9 de março de 2022, foi assinada a parceria entre a Fundação Pró-Memória de São Carlos e a Associação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que firma a digitalização e futura disponibilização virtual de documentos que pertencem ao Fundo Cartório (Registro Civil de Pessoas Naturais) e ao Fundo Prefeitura São Carlos (Cemitérios) do Arquivo Público e Histórico sob guarda da FPMSC. A Associação fará a digitalização de óbitos (1889-1999), guias de sepultamento do cemitério Nossa Senhora do Carmo (1896-2013) e Santo Antonio de Pádua (1964-2013); habilitações de casamento - São Carlos (1890-1921); e habilitações de casamento - Santa Eudóxia (1913-1921); e disponibilizará uma cópia digital destes registros civis para a FPMSC.

Para a FPMSC, o projeto agilizará o processo de digitalização e disponibilização digital de documentos de registros civis de grande procura por pesquisadores para comprovação de direitos e cidadania na instituição, para que seja feita a preservação da documentação original destes documentos armazenados no Arquivo Público e Histórico de São Carlos e para que sua inserção na base de dados da FamilySearch possibilite ainda que os consulentes do Arquivo e de qualquer lugar do mundo acessem estes registros através da internet e auxilie na construção de sua árvore genealógica ou na pesquisa para processos de cidadania.

Conhecido por disponibilizar grande número de registros civis de diferentes instituições e de governos de vários países - em 2018, seu acervo digital girava em torno de 2 bilhões de registros - a FamilySearch, após os trabalhos técnicos concluídos junto ao Arquivo Público e Histórico de São Carlos, disponibilizará os registros sob guarda da Fundação para consulta através de seu site, de aplicativos para dispositivos móveis e pessoalmente em um dos 5 mil centros de história da família espalhados no mundo. Já a FPMSC, através de sua página oficial, direcionará para o site da FamilySearch.

O trabalho com os técnicos da Associação deve ter início em algumas semanas, após sua ratificação por sua sede, localizada em Utah/EUA.


Sobre a FamilySearch

Segundo seu site oficial, a FamilySearch é "[...] uma organização internacional sem fins lucrativos que oferece ferramentas gratuitas para ajudá-lo a descobrir sua genealogia". Trabalhando com acervos documentais de várias fontes, instituições e países, a organização começou a ser idealizada ainda no século XIX pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecidos como mórmons) para a recuperação de informações familiares e a criação de genealogias. Atuando sem qualquer restrição religiosa, a FamilySearch lançou seu primeiro site de buscas em 1999, alcançando cerca de 400 mil visitantes por ai em 2020.

Para saber mais visite: https://www.familysearch.org/pt/


Imagens: Assinatura da parceria Fundação Pró-Memória de São Carlos e a Associação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nas imagens: Maria Isabel Alves Lima, diretora-presidente da FPMSC; Mário. L.S. Silva, gerente de Relações Institucionais da FamilySearch no Brasil; Aline Ulrich, documentalista, e Luiza Akemi Shimada, Chefe da Divisão de Arquivo e Documentação, ambas da FPMSC

 

 

Vacinação na Fundação Pró-Memória

 

Desde 2021 a estação ferroviária de São Carlos, sede da Fundação Pró-Memória, tem recebido uma equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde e sido espaço de vacinação para população de São Carlos.

Os cidadãos que desejarem se vacinar nesse local, devem comparecer de segunda a sexta, das 8h às 12h. Mais informações devem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

 

 

 

 

Histórias da Bocha em São Carlos

 

Você joga bocha? Jogou? Conhece pessoas que jogam ou jogaram? Venha nos ajudar neste trabalho!!!

A FPMSC está desenvolvendo a pesquisa "Histórias da Bocha em São Carlos" e quer ouvir os principais atores desse tema: os bochófilos.

Se você tem histórias sobre a prática desde esporte na cidade, memórias, fotografias, objetos ou outros elementos que possam contribuir com a construção deste trabalho, nos procure pelo

 

 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Telefone: (16) 3373-2700


Mídias:

/promemoriasaocarlos (Facebook)

@fundacaopromemoria (Instagram)

 

Contamos com a colaboração de todos!!!

 

Imagem: https://santamonica.rec.br/

 

 

Documentários “Café e um Dedo de Prosa”


Já estão disponíveis os vídeos dos documentários “Café e um dedo de prosa”. Passando pelas cidades de Divinolândia, São João da Boa Vista, Torrinha e São Carlos, a série de cinco vídeos conduz por uma viagem saborosa pelas quatro cidades, conversando sobre a história e a produção cafeeira da região. Além disso, falam de tipos e sabores de café e sobre como o turismo pode contribuir para valorizar a cultura local.

Os vídeos são apresentados pela turismóloga Renata Rayel e foram produzidos pelo SESC São Carlos com o apoio da FPMSC.

A playlist com os vídeos podem ser acessados no canal da FPMSC no YouTube no Link

 

 

Doação de Publicações pela UFMT

A FPMSC recebeu da Universidade Federal do Mato Grosso, através da Pró-Reitoria de Cultura, Extenção e Vivência, gerida pelo prof. dr. Renilson Rosa Ribeiro , a doação de livros publicados pela editora da universidade.
O material será processado pelo APH-FPMSC e, em breve, estará disponível para consulta na Biblioteca de Apoio da FPMSC.
Para a Fundação Pró-Memória, é muito importante esse intercâmbio com instituições com trabalhos tão relevantes e reconhecidos, que contribuem não apenas com a difusão de conhecimento, mas pela colaboração, mesmo que indireta, no melhoramento dos trabalhos executados por nós.